METODOLOGIA DE CAMPO PARA ANÁLISE DA DIVERSIDADE DE ARTRÓPODES EM FRAGMENTOS DE MATA NATIVA EM MATA DE PINUS ELLIOTTII (ENGELM. VAR ELLIOTTII) NO PARQUE DO IBAMA, EM ILÓPOLIS-RS

Autores

  • Catiane Dameda UNIVATES
  • Fernanda Marder Univates
  • Guilherme Kuhn Falcão Univates
  • Leandro Berwanger Univates
  • Marcus Staudt Univates
  • Noeli Juarez Ferla Univates
  • Claudete Rempel Univates

Palavras-chave:

Monocultura. Riqueza. Exótica.

Resumo

O levantamento da fauna de artrópodes fornece dados confiáveis sobre impactos ambientais ocorridos no ambiente. Este estudo realizado em uma área de mata nativa e em outra com predominância de Pinus (P.) elliottii, objetiva demonstrar uma metodologia de análise de ambientes utilizando a técnica de coleta de artrópodes para avaliação da diversidade e da riqueza. As coletas de dados foram realizadas em abril de 2015. Foram escolhidos 10 pontos ao acaso para cada área, com o método de coleta com 10 movimentos de passada da rede entomológica no ar em cada ponto de observação. Os artrópodes coletados foram armazenados em câmaras mortíferas, em local refrigerado, e ao final foram levados até o laboratório para identificação. Foram identificados 86 espécimes, distribuídos em sete ordens para a área de P. elliottii, e 112 espécimes coletados, distribuídos em 12 ordens para a área de mata nativa, totalizando 198 espécimes.

Biografia do Autor

Catiane Dameda, UNIVATES

Laboratório de Acarologia - Zoologia

Downloads

Publicado

18-09-2015

Como Citar

DAMEDA, Catiane; MARDER, Fernanda; FALCÃO, Guilherme Kuhn; BERWANGER, Leandro; STAUDT, Marcus; FERLA, Noeli Juarez; REMPEL, Claudete. METODOLOGIA DE CAMPO PARA ANÁLISE DA DIVERSIDADE DE ARTRÓPODES EM FRAGMENTOS DE MATA NATIVA EM MATA DE PINUS ELLIOTTII (ENGELM. VAR ELLIOTTII) NO PARQUE DO IBAMA, EM ILÓPOLIS-RS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 7, n. 3, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/489. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde