AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DA QUALIDADE DAS ÁGUAS DOS POÇOS ARTESIANOS QUE ABASTECEM O DISTRITO DE BOA VISTA, NO MUNICÍPIO DE TRIUNFO – RS

Autores

  • Márcio Roberto Kuhn Química Pura Laboratório de Análises e Consultoria LTDA
  • Nathália Zart Centro Universitário UNIVATES
  • Eniz Conceição Oliveira Centro Universitário UNIVATES

Palavras-chave:

Avaliação físico-química, Qualidade da água, Poços artesianos

Resumo

A água é de vital importância para todos os seres vivos, no entanto, grande parte da água doce disponível na superfície terrestre está degradada pela poluição. Uma alternativa ao abastecimento de comunidades rurais em que não há tratamento da água para consumo é a exploração das águas subterrâneas. Por este motivo, realizaram-se coletas de águas subterrâneas (poços artesianos) que abastecem a comunidade do distrito de Boa Vista, no município de Triunfo-RS. A avaliação físico-química das águas, por meio das análises de condutividade, cor, dureza, oxigênio dissolvido, pH, temperatura, turbidez, metais (alumínio, ferro, manganês, sódio) e íons (cloreto, fluoreto, nitrato, sulfato), e também a microbiológica (coliformes totais e Escherichia coli) demonstraram que a maioria das amostras analisadas não é própria para o consumo humano, conforme comparativo realizado entre os resultados obtidos nas análises e os valores máximos estabelecidos pela Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde. Alguns poços apresentam resultados que indicam possível contaminação por esgoto doméstico. O objetivo com este estudo é alertar para a poluição das águas subterrâneas, por elas serem a principal alternativa de fornecimento de água potável em muitas localidades.

Biografia do Autor

Márcio Roberto Kuhn, Química Pura Laboratório de Análises e Consultoria LTDA

Químico Industrial na Química Pura Laboratório de Análises e Consultoria LTDA

Nathália Zart, Centro Universitário UNIVATES

Acadêmica do curso de nutrição do Centro Universitário UNIVATES

Eniz Conceição Oliveira, Centro Universitário UNIVATES

Professora Titular do Centro Universitário Univates

Downloads

Publicado

24-12-2015

Como Citar

KUHN, Márcio Roberto; ZART, Nathália; OLIVEIRA, Eniz Conceição. AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DA QUALIDADE DAS ÁGUAS DOS POÇOS ARTESIANOS QUE ABASTECEM O DISTRITO DE BOA VISTA, NO MUNICÍPIO DE TRIUNFO – RS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 7, n. 4, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/505. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas