EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM RESIDÊNCIAS: ADEQUAÇÃO DOS PARÂMETROS DE USO E OCUPAÇÃO PRECONIZADOS NO RTQ-R À REALIDADE DE UMA HIS EM PELOTAS – ZB2

Autores

  • Raquel Ramos Silveira da Mota UFPEL
  • Eduardo Grala da Cunha Universidade Federal de Pelotas
  • Beatriz Echenique Gioielli
  • Rafael Borges Signorini
  • Renata Dalben
  • Letícia Siqueira
  • Mariane Brandalise
  • Renata Caetano Pereira
  • Pauline Reis

Palavras-chave:

RTQ-R, simulação computacional, habitação de interesse social, uso e ocupação.

Resumo

Este artigo consiste na adequação dos parâmetros de uso e ocupação preconizadas no Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética em Edificações Residenciais (RTQ-R) à realidade de uma habitação de interesse social em Pelotas – ZB2. Em 2010, foi publicado o RTQ-R, definindo os requisitos técnicos e os métodos para classificação do nível de eficiência energética em edificações residenciais. Os métodos adotados para o estudo são a aplicação de questionários estruturados e a simulação computacional por meio do software Energy Plus. Foi escolhido o conjunto Residencial Luna, classificado como faixa salarial III do programa Minha Casa Minha Vida. Os resultados obtidos mostram que a potência instalada dos equipamentos elétricos é maior do que a estabelecida pelo regulamento. No aspecto da iluminação percebe-se grande interferência da sazonalidade nos horários de acionamento.

Biografia do Autor

Raquel Ramos Silveira da Mota, UFPEL

Mestranda no PROGRAU - UFPEL

Eduardo Grala da Cunha, Universidade Federal de Pelotas

Departamento de Tecnologia da Construção/Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/Universidade Federal de Pelotas

Downloads

Publicado

24-12-2015

Como Citar

SILVEIRA DA MOTA, Raquel Ramos; CUNHA, Eduardo Grala da; GIOIELLI, Beatriz Echenique; SIGNORINI, Rafael Borges; DALBEN, Renata; SIQUEIRA, Letícia; BRANDALISE, Mariane; PEREIRA, Renata Caetano; REIS, Pauline. EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM RESIDÊNCIAS: ADEQUAÇÃO DOS PARÂMETROS DE USO E OCUPAÇÃO PRECONIZADOS NO RTQ-R À REALIDADE DE UMA HIS EM PELOTAS – ZB2. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 7, n. 4, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/514. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas