INFLUÊNCIA DA CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Lucimara Fiorese Centro Universitário Univates
  • Mariangela Martinez Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Cultura organizacional. Clima organizacional. Qualidade de vida no trabalho.

Resumo

Este estudo buscou compreender a interferência da cultura e do clima organizacional na qualidade de vida no trabalho, a fim de perceber a relação que há entre cultura, clima e qualidade de vida e os impactos que podem ser percebidos nessa relação. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica com análise qualitativa de nove estudos publicados de 2005 a 2014, observando-se um quadro resumo para facilitar sua compreensão. O resultado obtido demonstrou que a cultura organizacional impacta diretamente no clima da organização e ambos repercutem na qualidade de vida no trabalho. Essa repercussão pode ser positiva ou negativa, dependendo do nível de adaptação à mudança a que a empresa está disposta ou se está aberta a reinventar-se.

Biografia do Autor

Lucimara Fiorese, Centro Universitário Univates

Graduada em Secretariado Executivo pela Univates, Especialista em MBA em Gestão Financeira pela Faculdade La Salle e Especialista em Gestão de Pessoas pela UNISEB/Estácio.

Mariangela Martinez, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Ciências Sociais e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Gestão de Pessoas.

Downloads

Publicado

19-04-2016

Como Citar

FIORESE, Lucimara; MARTINEZ, Mariangela. INFLUÊNCIA DA CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: REVISÃO DA LITERATURA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 8, n. 1, 2016. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/528. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional