A HISTÓRIA DA MULHER NO TRABALHO: DA SUBMISSÃO ÀS COMPETÊNCIAS. UM RESGATE HISTÓRICO E AS GESTORAS LAJEADENSES NESTE CONTEXTO

Autores

  • Jordana Pelegrini Centro Universitário UNIVATES
  • Silvana Neumann Martins

Resumo

Este artigo objetiva resgatar a trajetória da mulher no mundo do trabalho no decorrer da história, abordando a questão da instrução e da discriminação sofrida por ela, desde quando exercia trabalhos essencialmente femininos, até hoje, quando ocupa importantes posições nas organizações. Neste estudo, foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem quali-quantitativa. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi um questionário com perguntas abertas e fechadas, respondido por gestoras de algumas das maiores empresas de Lajeado/RS. Busca-se identificar as competências mais utilizadas por gestoras que atuam em empresas lajeadenses. O estudo traz, em suas conclusões, a importância e a evolução da atuação da mulher no mercado de trabalho, bem como a contribuição do Curso de Secretariado Executivo do Centro Universitário UNIVATES para a formação de profissionais com competências equivalentes as das gestoras pesquisadas.

Downloads

Publicado

14-10-2011

Como Citar

PELEGRINI, Jordana; MARTINS, Silvana Neumann. A HISTÓRIA DA MULHER NO TRABALHO: DA SUBMISSÃO ÀS COMPETÊNCIAS. UM RESGATE HISTÓRICO E AS GESTORAS LAJEADENSES NESTE CONTEXTO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 2, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/65. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais