COMPETÊNCIA INTERPESSOAL DO PROFESSOR EM SALA DE AULA, DESEJO OU NECESSIDADE?

Autores

  • Ana Lúcia Bender Pereira
  • Sandro Nero Faleiro

Palavras-chave:

Competências interpessoais. Professor. Sala de aula. Teorias da personalidade. Psicologia analítica. Perspectiva centrada na pessoa.

Resumo

O presente artigo tem como intuito abordar as competências do professor em sala de aula, em especial a competência interpessoal, refletindo sobre seu papel no processo ensino-aprendizagem, considerando-se que este, em boa medida, depende do estilo de relação que se estabelece entre o professor e o aluno. Em hipótese alguma se desconsidera a competência técnica do professor, mas sim, pretende-se abordar a interdependência desta com a competência interpessoal em sala de aula, pois atualmente espera-se que o professor desenvolva a capacidade de agir eficazmente em determinado tipo de situação, apoiado em conhecimentos e experiências vivenciadas. Assim, as reflexões acerca de competências interpessoais neste artigo foram fundamentadas na ótica de duas diferentes teorias psicológicas e de seus principais autores: Carl Jung e a Psicologia Analítica e Carl Rogers e a Perspectiva Centrada na Pessoa, bem como na forma como essas teorias entendem o relacionamento humano e, como consequência, a competência interpessoal do professor na sala de aula.

Downloads

Publicado

12-05-2011

Como Citar

PEREIRA, Ana Lúcia Bender; FALEIRO, Sandro Nero. COMPETÊNCIA INTERPESSOAL DO PROFESSOR EM SALA DE AULA, DESEJO OU NECESSIDADE?. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 2, n. 3, 2011. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/75. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde