PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS PRINCÍPIOS AUTONOMIA, JUSTIÇA E EQUIDADE NO PROCESSO DE TRABALHO

Autores

  • Cláudia de Almeida
  • Giselda Veronice Hahn

Palavras-chave:

Princípios do SUS. Princípios bioéticos.

Resumo

Este estudo é qualitativo, descritivo e exploratório. Seu objetivo foi conhecer a percepção dos profissionais sobre a aplicação dos princípios da equidade, justiça e autonomia em seu processo de trabalho. Foram entrevistados profissionais que atuam em duas unidades com Estratégia Saúde da Família. A análise dos dados foi realizada segundo a análise de conteúdo temática. Os resultados demonstraram que a maioria dos profissionais da saúde conhece o conceito dos princípios e afirma praticá-los, mas alguns fatores como a grande demanda de usuários, as equipes pequenas, a pouca infraestrutura do local, a falta de tempo, a burocracia e a hierarquia do sistema acabam interferindo na dinâmica do atendimento. A organização do serviço visa a atender as demandas da população. Sugere-se que a equipe reflita sobre esta situação, para que os princípios possam ser utilizados como ferramentas na resolução de conflitos éticos.

Downloads

Publicado

12-05-2011

Como Citar

ALMEIDA, Cláudia de; HAHN, Giselda Veronice. PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS PRINCÍPIOS AUTONOMIA, JUSTIÇA E EQUIDADE NO PROCESSO DE TRABALHO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 2, n. 3, 2011. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/76. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde