UTILIZANDO DIFERENTES METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE MATRIZES: USO DE MODELAGEM MATEMÁTICA E RECURSOS COMPUTACIONAIS EM DOIS AMBIENTES ESCOLARES

Autores

  • Gabriela Baggio
  • Daniela Schossler
  • Maria Madalena Dullius

Palavras-chave:

Matrizes. Modelagem Matemática. Recursos computacionais. Planejamento.

Resumo

Este artigo relata uma experiência de sala de aula envolvendo o estudo de matrizes para duas turmas do 2º ano do Ensino Médio, sendo uma delas de ensino regular e a outra da Educação de Jovens e Adultos - EJA. Foram desenvolvidas situações-problemas envolvendo o conteúdo de matrizes, por meio da metodologia da Modelagem Matemática e de recursos computacionais. O objetivo principal da pesquisa é verificar se as metodologias serão eficazes nos dois contextos em que foram desenvolvidos. Para a coleta de dados utilizamos relatos escritos pelos alunos e filmagens de algumas aulas. Como resultado, evidenciamos a importância de trabalharmos com diferentes metodologias e adaptá-las às diferentes realidades escolares.

Downloads

Publicado

09-05-2011

Como Citar

BAGGIO, Gabriela; SCHOSSLER, Daniela; DULLIUS, Maria Madalena. UTILIZANDO DIFERENTES METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE MATRIZES: USO DE MODELAGEM MATEMÁTICA E RECURSOS COMPUTACIONAIS EM DOIS AMBIENTES ESCOLARES. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 2, n. 4, 2011. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/84. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas