AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE OXIDAÇÃO EM FLUXO DE EFLUENTE SINTÉTICO PROVENIENTE DO TINGIMENTO DE GEMAS CONTENDO O CORANTE RODAMINA B

Autores

  • Verônica Radaelli Machado
  • Simone Stülp

Palavras-chave:

Corantes. Tingimento de gemas. Rodamina B.

Resumo

Os processos de tingimento de gemas apresentam importante impacto ambiental devido às altas concentrações de íons metálicos ou corantes orgânicos. O objetivo do presente trabalho é aplicar processos oxidativos avançados como alternativa a processos convencionais na degradação de efluentes sintéticos provenientes do tingimento de gemas (UV/H2O2 em reator contínuo) contendo o corante Rodamina B. A degradação fotoquímica foi realizada em uma célula em fluxo ascendente com radiação UV (Lâmpada de mercúrio - 400W) e H2O2 como oxidante. O tratamento de fotodegradação demonstrou redução de cor de 99,9% e de 54,9% de Carbono Orgânico Total (TOC) no efluente sintético estudado.

Downloads

Publicado

09-05-2011

Como Citar

MACHADO, Verônica Radaelli; STÜLP, Simone. AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE OXIDAÇÃO EM FLUXO DE EFLUENTE SINTÉTICO PROVENIENTE DO TINGIMENTO DE GEMAS CONTENDO O CORANTE RODAMINA B. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 2, n. 4, 2011. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/88. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas