AS CONDIÇÕES DA AÇÃO À LUZ DA TEORIA DA ASSERÇÃO

Autores

  • Eugênia Amábilis Gregorius
  • Stefani Urnau Bonfiglio

Palavras-chave:

Teorias e condições da ação. Teoria da asserção. Natureza do provimento jurisdicional do art. 268 do CPC. Legitimidade de parte.

Resumo

O presente artigo aborda tema bastante controvertido entre a Escola Paulista e a Escola Gaúcha de Processo Civil acerca de as condições da ação serem questão preliminar ou questão de mérito, bem como acerca da natureza do provimento jurisdicional do artigo 268 do Código de Processo Civil. Nesse sentido, são elencadas as teorias da ação até chegar à abordagem da teoria da asserção, sobre a qual se reflete qual a linha adotada pelo atual Código de Processo Civil, entendendo-se que as condições da ação devem ser abrangidas pela teoria da asserção e que a natureza do provimento jurisdicional do artigo 268 do CPC é de sentença definitiva no que tange à legitimidade de parte. Trata-se de pesquisa qualitativa, instrumentada por técnica bibliográfica e documental da área processual.

Downloads

Publicado

04-07-2011

Como Citar

GREGORIUS, Eugênia Amábilis; BONFIGLIO, Stefani Urnau. AS CONDIÇÕES DA AÇÃO À LUZ DA TEORIA DA ASSERÇÃO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 3, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/94. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais