UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DOS DETERMINANTES DO EFEITO DO CLUSTER SOBRE O DESEMPENHO EXPORTADOR

Autores

  • Jonas Fernando Petry Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Paulo Roberto da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v23i2a2016.1059

Palavras-chave:

Estudo bibliométrico, desempenho exportador, pesquisa em negócios internacionais, determinantes do efeito cluster.

Resumo

Este estudo examina as citações utilizadas na literatura de negócios internacionais (NI) sobre os determinantes do efeito do cluster no desempenho exportador entre 1998 e 2008. A análise bibliométrica envolve um exame de 46 artigos, distribuídos em 20 periódicos, que formaram a amostra deste estudo. Por meio de elaboração de tabelas e confecções de redes, com a utilização do software UNICET® foram criadas escalas multidimensionais para revelar a gama de influências intelectuais que ajudaram a moldar a literatura de NI neste período específico em que a ênfase dos negócios internacionais estava centrado no desempenho exportador das empresas. verificaram-se aspectos gerais dos artigos e se procedeu à análise de autoria e das universidades dos artigos selecionados e dos determinantes do desempenho de exportação. Os resultados da pesquisa mostram que o tema é contemplado nos principais periódicos internacionais com qualificação SJR Q1 e Q2. Os laços entre os autores são fortes, representados pelo relacionamento estabelecido entre autores de dois ou mais artigos. O autor de maior centralidade na análise de dados de co-citações não é o que representa maior grau de proximidade da rede de interações. Há uma falta de clareza sobre os determinantes do desempenho exportador. As evidências apontam características da empresa, competência gerencial, características específicas e estratégias da empresa como determinantes sobre o desempenho das exportações.

Biografia do Autor

Jonas Fernando Petry, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), bolsista do Programa RH-Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Professor da Universidade Federal do Amazonas, Mestrado em Administração pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG).

Paulo Roberto da Cunha

Doutor em Ciências Contábeis e Administração na FURB - Universidade Regional de Blumenau. Mestre em Ciências Contábeis pela FURB (2005). Bacharel em Ciências Contábeis pela FURB (2000). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da FURB - PPGCC/FURB. Professor da FURB - Universidade Regional de Blumenau no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis atuando na disciplina de Metodologia da Pesquisa em Contabilidade, Auditoria Contábil e Seminário de Tese. Editorl da Revista Universo Contábil (RUC) do PPGCC da Universidade Regional de Blumenau desde outubro de 2015. Editor Adjunto da Revista Advances in Scientific and Applied Accounting (ASAA), revista da AnpCONT - Associação Nacional de Programas de Pos-graduação em Ciências Contábeis (Brasil), na área de Ensino e Pesquisa. Editor associado da Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPEC).

Downloads

Publicado

22-12-2016

Como Citar

PETRY, Jonas Fernando; CUNHA, Paulo Roberto da. UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DOS DETERMINANTES DO EFEITO DO CLUSTER SOBRE O DESEMPENHO EXPORTADOR. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 23, n. 2, 2016. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v23i2a2016.1059. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1059. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos