ANÁLISE DO IMPACTO DOS TIPOS DE REVESTIMENTOS DO SOLO NA VARIAÇÃO DA TEMPERATURA NA CIDADE DE CUIABÁ

Autores

  • Kaira Cristina de Macedo Universidade Federal de Mato Grosso
  • Mariza de Mello Arruda Sampaio Universidade Federal de Mato Grosso
  • Allyf Kumakura Alves Universidade Federal de Mato Grosso
  • Andressa Tainara Campelo de Jesus Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v23i2a2016.1071

Palavras-chave:

Conforto térmico, Revestimento do Solo, Arborização Urbana

Resumo

Os processos de urbanização alteram, muitas vezes de forma negativa, o meio ambiente. Sendo o desconforto térmico gerado uma das principais consequências do uso e ocupação inadequado do solo, esta pesquisa visou estudar a relação entre a variação dos tipos de revestimentos do solo de uma região e a variação de temperatura registrada. Analisou-se quatro pontos da cidade de Cuiabá-MT entre os anos de 2003/2004 e 2013/2014, e verificou-se que os pontos onde houve um aumento da área arbórea teve diminuição de temperatura média anual, com isso pode-se concluir que a arborização da cidade afeta positivamente o conforto térmico nela experimentado.

Biografia do Autor

Kaira Cristina de Macedo, Universidade Federal de Mato Grosso

Estudante de Engenharia Civil, Aluna no programa de Iniciação Científica na Universidade Federal de Mato Grosso, na área de Conforto Ambiental.

Mariza de Mello Arruda Sampaio, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora da UFMT, atuando na área de Projeto e Representação Gráfica, possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003), mestrado em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006) e doutorado em Urbanismo pelo PROUrb/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015).

Allyf Kumakura Alves, Universidade Federal de Mato Grosso

Estudante de Engenharia Civil, Aluno no programa de Iniciação Científica na Universidade Federal de Mato Grosso, na área de Conforto Ambiental.

Andressa Tainara Campelo de Jesus, Universidade Federal de Mato Grosso

Estudante de Engenharia Civil, Aluna no programa de Iniciação Científica na Universidade Federal de Mato Grosso, na área de Conforto Ambiental.

Downloads

Publicado

22-12-2016

Como Citar

DE MACEDO, Kaira Cristina; SAMPAIO, Mariza de Mello Arruda; ALVES, Allyf Kumakura; JESUS, Andressa Tainara Campelo de. ANÁLISE DO IMPACTO DOS TIPOS DE REVESTIMENTOS DO SOLO NA VARIAÇÃO DA TEMPERATURA NA CIDADE DE CUIABÁ. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 23, n. 2, 2016. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v23i2a2016.1071. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1071. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos