OS DIFERENTES CLUSTERS DE CONSUMIDORES DO CAFÉ BRASILEIRO: ESTUDO SOBRE AS ATITUDES, CRENÇAS E MARCA BRASIL
Resumo
O Brasil configura-se como o maior produtor e exportador de café, apesar dessa posição, o sistema agroindustrial do café é voltado para a produção e comercialização do grão in natura, não sendo tão reconhecido, mundial e nacionalmente, como um produtor de cafés de qualidade. Assim, o objetivo deste artigo é analisar o consumo de cafés junto aos consumidores brasileiros, com base nos elementos formadores das atitudes sobre o próprio café brasileiro, para propor a criação da marca cafés do Brasil de “dentro para fora”. Constatam-se, na etapa qualitativa, a partir das entrevistas em profundidade realizadas com especialistas e consumidores de café, os julgamentos e as emoções envolvidos no consumo da bebida. Na fase quantitativa abordam-se as atitudes relativas ao consumo de cafés brasileiros e assim, a partir da cluster analyses compreende-se três diferentes tipos consumidores com relação aos cafés nacionais. Entre os resultados, destacam-se a crença dos consumidores de que é mais difícil encontrar cafés de boa qualidade do Brasil no próprio país do que no exterior e a presença de atitudes predominantemente positivas, porém racionais, o que pode indicar a falta de construção de marca dos cafés do Brasil no mercado nacional.
Palavras-chave
Marcas; Cafeicultura; Comportamento do consumidor; Atitudes; Imagem
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v23i2a2016.1155
Direitos autorais 2017 Liliane Antunes Rohde, Ana Carina Castagna
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
Tradução automática: