PERCEPÇÃO, CONHECIMENTO E HÁBITOS DE COMPRA DE PRODUTOS GOURMET DA MARCA DO DISTRIBUIDOR: O CASO DE BRAGANÇA, PORTUGAL

Autores

  • Maria Isabel Barreiro Ribeiro Instituto Politécnico de Bragança – Escola Superior Agrária Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento
  • António José Gonçalves Fernandes Instituto Politécnico de Bragança – Escola Superior Agrária Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento
  • Francisco José Lopes de Sousa Diniz Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017.1156

Palavras-chave:

Consumidor. Produtos gourmet. Marca do distribuidor. Bragança. Portugal.

Resumo

Produtos gourmet são produtos de alta qualidade com origem e características específicas, produzidos em pequenas quantidades com matérias-primas de qualidade, utilizando processos de produção diferenciados. Este estudo visa analisar a percepção, o conhecimento e os hábitos de compra de produtos gourmet de marca branca na cidade de Bragança, Portugal. Para o efeito, desenvolveu-se um estudo quantitativo, transversal, observacional e descritivo baseado numa amostra acidental constituída por 1.101 indivíduos que foram inquiridos através de um questionário de autopreenchimento. A recolha de dados decorreu durante o mês de junho de 2014 em lojas do sector da distribuição localizadas na cidade de Bragança. Os dados foram editados e tratados com o SPSS 22.0 (Statistical Package for Social Sciences). Calcularam-se estatísticas descritivas, nomeadamente, frequências absolutas e relativas. Segundo os consumidores, os produtos gourmet são produtos de qualidade feitos com bons ingredientes e, por conseguinte, são produtos caros e requintados. A maioria dos inquiridos (60,0%) tinha comprado um produto gourmet no ano anterior à pesquisa, num hipermercado (93,1%). No entanto, os consumidores compraram produtos gourmet com pouca frequência, menos de uma vez por mês (28,7%). Os produtos gourmet adquiridos eram, maioritariamente, da marca do distribuidor (86,8%). A marca Gourmet Continente (84,8%) revelou ser a marca mais conhecida. Apesar disso, apenas 60,9% tinha comprado produtos dessa marca. Os resultados sugerem que a cultura gourmet está presente no quotidiano dos consumidores brigantinos. No entanto, estes consumidores compram produtos gourmet com a marca do distribuidor o que lhes permite adquirir produtos de alta qualidade ao menor preço possível.

Biografia do Autor

Maria Isabel Barreiro Ribeiro, Instituto Politécnico de Bragança – Escola Superior Agrária Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento

Instituto Politécnico de Bragança – Escola Superior Agrária Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento

António José Gonçalves Fernandes, Instituto Politécnico de Bragança – Escola Superior Agrária Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento

Instituto Politécnico de Bragança – Escola Superior Agrária Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento

Francisco José Lopes de Sousa Diniz, Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro

Possui doutorado em Economia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (1996). Actualmente é professor. associado c/ agregação (aposentado) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Downloads

Publicado

25-04-2017

Como Citar

RIBEIRO, Maria Isabel Barreiro; FERNANDES, António José Gonçalves; DINIZ, Francisco José Lopes de Sousa. PERCEPÇÃO, CONHECIMENTO E HÁBITOS DE COMPRA DE PRODUTOS GOURMET DA MARCA DO DISTRIBUIDOR: O CASO DE BRAGANÇA, PORTUGAL. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 24, n. 1, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017.1156. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1156. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos