AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE GOVERNOS MUNICIPAIS BRASILEIROS NA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DA DESPESA POR FUNÇÕES SOCIAIS DE GOVERNO (2002-2014)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017.1158

Palavras-chave:

Funções sociais de Governo. Avaliação de Desempenho. Municípios. Métrica quantitativa.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é avaliar o desempenho dos gestores públicos municipais na alocação dos recursos financeiros por meio da execução orçamentária da despesa em funções sociais de governo com métrica de gestão por índice. O método utilizado foi o empírico-analítico. O aspecto temporal para a análise de dados abrangeu o período de treze exercícios financeiros (2002 a 2014) com o critério de avaliação da eficiência alocativa. Os resultados revelaram, com base no Índice de Desempenho de Funções Sociais (IDFS), que os municípios de Santos (SP) e São Bernardo do Campo (SP) ficaram nas primeiras posições (melhores desempenhos nas 9 funções de governo consideradas como sociais) e nas últimas posições (menos eficientes), ficaram os municípios de Feira de Santana (BA), Carapicuíba (SP), Aparecida de Goiânia (GO), São Gonçalo (RJ) e Belém (PA). Com base na métrica utilizada, verificou-se que maiores gastos na execução da despesa por funções de governo não significa o melhor desempenho. O melhor desempenho (mais eficiente) está relacionado com a aplicação diversificada de recursos nas diversas funções de governo (variáveis) e nas funções que são mais importantes no contexto do componente que integra o índice a partir dos componentes principais extraídos.

Biografia do Autor

Maurício Corrêa da Silva, UFRN

Doutor em Ciências Contábeis (Multi-institucional das UnB/UFPB/UFRN - 2014/2016). Mestre em Ciências Contábeis pelo programa Multi-institucional e Inter-regional das UnB/UFPB/UFPE/UFRN (2004/2005). Especialista em Contabilidade e Controladoria Governamental (2001/2002) pela UFPE. Graduado em Ciências Contábeis pela Sociedade Civil Colégio Moderno - Faculdades Integradas - Belém - PA (1985). Lecionou na Faculdade Santa Catarina (FASC), Faculdade Boa Viagem (FBV) e na Faculdade de Ciências Humanas ESUDA (FCHE), no período de agosto de 2002 a julho de 2009. Tem experiência na área contábil do setor público. Exerceu a função de contador do setor público por mais de 15 anos. Linha de pesquisa: contabilidade governamental, controladoria governamental e auditoria governamental. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Departamento de Ciências Contábeis, desde julho de 2009. Leciona as disciplinas: auditoria governamental, controladoria governamental, contabilidade governamental e administração financeira governamental.

José Dionísio Gomes da Silva, UFRN

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo/FEA/USP. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Especialista em Administração Universitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Professor Titular do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN e Professor do Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFRN/UFPB e do Mestrado em Ciências Contábeis da UFRN.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

25-04-2017

Como Citar

SILVA, Maurício Corrêa da; SILVA, José Dionísio Gomes da. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE GOVERNOS MUNICIPAIS BRASILEIROS NA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DA DESPESA POR FUNÇÕES SOCIAIS DE GOVERNO (2002-2014). Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 24, n. 1, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017.1158. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1158. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos