O OLHAR DE UM GRUPO DE ATORES SOCIAIS SOBRE O MONUMENTO NATURAL DAS ÁRVORES FOSSILIZADAS DO TOCANTINS

Autores

  • Aline Maria Costantin Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) do Centro Universitário UNIVATES
  • Etiene Fabbrin Pires Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, ecologia e conservação da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
  • André Jasper Programa de Pós Graduação em ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) do Centro Universitário UNIVATES http://orcid.org/0000-0001-8143-9733

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017.1161

Palavras-chave:

Conservação do Patrimônio Ambiental, Fitofósseis, Unidades de Conservação, Percepção Ambiental.

Resumo

O presente estudo avaliou a percepção ambiental de um grupo de doze atores sociais em relação à Unidade de Conservação denominada Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins (MNAFTO), localizado na cidade de Filadélfia-Tocantins-Brasil. Como metodologia, utilizou-se de pesquisa qualitativa através do método survey, com a aplicação de entrevista semiestruturada, composta por questões abertas. As respostas das perguntas foram transcritas e agrupadas em categorias elaboradas e analisadas a partir da perspectiva da análise do discurso. O resultado encontrado demonstrou que os atores sociais entrevistados perceberam mudanças na rotina da comunidade a partir da instalação do Monumento, sendo de forma positiva quando consideradas as questões relacionadas a preservação ambiental, mas também de forma negativa em razão de problemas fundiários. Também é relatada a mudança quanto à maneira de enxergar os fósseis principalmente com a obtenção de informações advindas de maneira informal. Foram sugeridas, pelos entrevistados, as atividades de Educação Ambiental e Turismo, bem como foi constatada a percepção de que há necessidade da realização de ações de educação ambiental adicionais por parte da gerência do MNAFTO bem como a melhoria da forma de manejo atual.

Downloads

Publicado

25-04-2017

Como Citar

COSTANTIN, Aline Maria; PIRES, Etiene Fabbrin; JASPER, André. O OLHAR DE UM GRUPO DE ATORES SOCIAIS SOBRE O MONUMENTO NATURAL DAS ÁRVORES FOSSILIZADAS DO TOCANTINS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 24, n. 1, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017.1161. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1161. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos