O CONTROLE SOCIAL À LUZ DA GESTÃO SOCIAL: A ANÁLISE DO COMUDE DE SÃO VALÉRIO DO SUL/RS

Autores

  • Adriano Fritzen UNIJUI
  • Sérgio Luís Allebrandt Unijui
  • Jenifer Friedrich Malaquias UNIJUI
  • Karla Letícia Morais da Silva Unijui

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v24i2a2017.1178

Palavras-chave:

Controle Social, Gestão Social, Desenvolvimento Regional, Participação Popular, Corede, Comude.

Resumo

Este estudo tem como objetivo realizar uma abordagem sobre a importância do controle social no processo democrático da sociedade brasileira, tendo como âmbito e lócus da pesquisa o Conselho Municipal de Desenvolvimento – Comude, do município de São Valério do Sul. O mesmo consistiu em uma pesquisa teórica e conceitual sobre a evolução de alguns conceitos, como gestão social e controle social, bem como se realizou entrevistas com o presidente do Comude e o prefeito municipal. Para análise e tratamento das informações coletadas, como ferramenta metodológica foi empregado a hermenêutica de profundidade – HP de John B. Thompson (1995). A gestão municipal vem auxiliando na atuação e no escopo do Comude no nível municipal. Observa-se que existe transparência dos atos da administração pública local, no entanto isso ocorre principalmente pelo fato de que alguns dos Conselheiros serem servidores públicos. O Comude não possui espaço para discussão de temas ligados a transparência e ao combate a corrupção. Constata-se que o Comude acompanha e divulga políticas públicas na sua área de atuação, mas não realiza ações com o intuito de promover o controle social. O prefeito municipal destaca o envolvimento da sociedade civil nas ações desempenhadas pelo Comude. Ressalta ainda que não se utiliza das proposições discutidas pelo Comude. Um ponto negativo ressaltado pelo prefeito é que o Comude vincula sua atuação ao Programa de Participação Popular e Cidadã do Estado do Rio Grande do Sul.

Biografia do Autor

Adriano Fritzen, UNIJUI

Bacharel em Ciências Contábeis e Mestrando em Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí. Professor de graduação (Ciências Contábeis e Administração) na Faisa Faculdades.

Sérgio Luís Allebrandt, Unijui

Doutor em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/UNISC (2010), Mestre em Administração Empresarial pela EBAPE/FGV (2001), professor do DACEC da Unijuí. E-mail: allebr@unijui.edu.br.

Jenifer Friedrich Malaquias, UNIJUI

Bolsista PROBIC-FAPERGS, aluna do Curso de Administração da Unijuí.E-mail: jenny.malaquias@hotmail.com.

Karla Letícia Morais da Silva, Unijui

ex-bolsista PROBIC-FAPERGS (2015), aluna do curso de Administração da Unijuí. E-mail: karla.oi@bol.com.br.

Downloads

Publicado

30-08-2017

Como Citar

FRITZEN, Adriano; ALLEBRANDT, Sérgio Luís; MALAQUIAS, Jenifer Friedrich; SILVA, Karla Letícia Morais da. O CONTROLE SOCIAL À LUZ DA GESTÃO SOCIAL: A ANÁLISE DO COMUDE DE SÃO VALÉRIO DO SUL/RS. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 24, n. 2, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v24i2a2017.1178. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1178. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos