A EVASÃO UNIVERSITÁRIA: UMA ANÁLISE ALÉM DOS NÚMEROS

Autores

  • Nathália Prochnow Nagai UFMT
  • André Luís Janzkovski Cardoso Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017.1271

Palavras-chave:

Educação, Ensino Superior, Evasão

Resumo

Nos últimos anos a evasão no ensino superior público no Brasil tem tomado grandes proporções e, consequentemente, tem sido alvo de diversos estudos. Assim, este trabalho buscou comparar as principais razões que provocam a evasão dos cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas e sistemas de informação da UFMT – Campus Rondonópolis a partir de aspectos demográficos. Para esta pesquisa, optou-se por abordagens qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com os coordenadores dos cursos e questionário eletrônico enviado para os alunos. No tratamento de dados foram utilizados modelos estatísticos como a análise fatorial e o comparativo entre médias. Os resultados indicam que há diferenças estatisticamente significativas a um nível de significância de 0,05 entre as razões de evasão e as variáveis demográficas gênero, estado civil, ensino médio e curso. Observa-se que não há diferenças estatisticamente significativas entre os semestres e as razões de evasão. Os dados qualitativos indicaram algumas razões não observadas anteriormente. A evasão de alunos na universidade caminha em direção oposta ao desenvolvimento, pois o potencial capital social, uma importante ferramenta que auxiliaria no progresso econômico e social, e no fortalecimento da democracia, pode acabar não sendo desenvolvido.

Biografia do Autor

Nathália Prochnow Nagai, UFMT

Bacharel em Administração ICHS – CUR – UFMT

André Luís Janzkovski Cardoso, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Rondonópolis. Líder do Grupo de Pesquisa - GEP@D e Coordenador das Linhas de Pesquisa em Gestão de Pessoas e Gestão Pública. Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Linha de pesquisa em Estratégia na Gestão Pública. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-Graduado em Administração pela Unicamp e Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). MBA Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Graduado em Engenharia Industrial Elétrica-Eletrônica-Telecomunicações pelo CEFET-PR. Certificado Project Manager Professional pelo PMI - Project Management Institute - USA desde 2004. Inglês fluente, Espanhol avançado. Avaliador dos Eventos EnANPAD e de Revistas de Administração. Profissional com ampla experiência no mercado atuando em diversas áreas e posições executivas. Atuação internacional em países europeus, latino-americanos e Estados Unidos.

Downloads

Publicado

25-04-2017

Como Citar

NAGAI, Nathália Prochnow; CARDOSO, André Luís Janzkovski. A EVASÃO UNIVERSITÁRIA: UMA ANÁLISE ALÉM DOS NÚMEROS. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 24, n. 1, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017.1271. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1271. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos