ESTUDO FÍSICO-QUÍMICO E MICROBIOLÓGICO DA ÁGUA COM POTENCIAL REÚSO NÃO POTÁVEL EM INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

Autores

  • Fernanda Aline Blatt Theves Gaiazul Assessoria Ambiental
  • Keli Hepp
  • Claudete Rempel Centro Universitário UNIVATES http://orcid.org/0000-0001-8573-0237
  • Mônica Jachetti Maciel Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i1a2018.1367

Palavras-chave:

Efluente industrial, Meio ambiente, Resíduos líquidos

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido em uma indústria de alimentos do segmento de candies e teve como objetivo caracterizar as condições físico-químicas e microbiológicas da água de três linhas de produção para avaliar o potencial reúso para fins não potáveis, empregando-a na lavagem de maquinários, pisos, banheiros e na rega de jardins. A metodologia consistiu na medição do volume e vazão de água gerada no processo de limpeza em cada uma das linhas durante o processo produtivo. Foram coletadas amostras dos efluentes gerados durante as limpezas internas das máquinas, analisando a concentração de sólidos solúveis (ºBx), demanda química de oxigênio (DQO) e potencial hidrogeniônico (pH). Seis amostras foram encaminhadas para as seguintes análises microbiológicas: contagem total de bactérias mesófilas aeróbias, bolores e leveduras, Bacillus cereus, Escherichia coli, Salmonella spp. e Staphylococcus coagulase positiva. As três linhas de produção geram uma média de 5.968 litros de água/dia, DQO média de 60.809 mg L-1 e sólidos solúveis médio igual a 5,0 °Bx. Não houve crescimento microbiológico para contagem total de bactérias mesófilas aeróbias na primeira análise (00h00), mas 24 h depois, houve crescimento de 5 logs nas linhas um e três e na linha dois, 4 logs. Para bolores e leveduras, houve contaminação inicial com aumento de 2 logs na linha um, 4 logs na linha dois e 3 logs na linha três, 24 h após coleta. Conclui-se que essa água é viável para reúso não potável em um período inferior a 24 h após seu primeiro uso.

Biografia do Autor

Fernanda Aline Blatt Theves, Gaiazul Assessoria Ambiental

Bióloga

Keli Hepp

Bióloga. Centro Universitário UNIVATES. Bióloga da Empresa Docile Alimentos SA.

Claudete Rempel, Centro Universitário UNIVATES

Doutora em Ecologia. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento e em Sistemas Ambientais Sustentáveis

Mônica Jachetti Maciel, Centro Universitário UNIVATES

Doutora em Ciências Veterinárias. Docente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis

Downloads

Publicado

29-04-2018

Como Citar

BLATT THEVES, Fernanda Aline; HEPP, Keli; REMPEL, Claudete; MACIEL, Mônica Jachetti. ESTUDO FÍSICO-QUÍMICO E MICROBIOLÓGICO DA ÁGUA COM POTENCIAL REÚSO NÃO POTÁVEL EM INDÚSTRIA DE ALIMENTOS. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 25, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v25i1a2018.1367. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1367. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos