PLANTAS MEDICINAIS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SABER POPULAR NAS ESCOLAS FUNDAMENTAIS DE ARACAJU/SE

Autores

  • Carlos Alberto Vasconcelos Universidade Federal de Sergipe
  • Maria Salete Barros Faculdade Atlântico

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v24i3a2017.1374

Palavras-chave:

Plantas Medicinais, Saber Popular, Ensino Fundamental em Aracaju/SE

Resumo

O uso das plantas medicinais pela população, em especial a nordestina, é uma transmissão de conhecimentos científico e, principalmente popular bastante presente em nossa cultura. Assim, o ambiente escolar deve ser um locus de reprodução e educação desses saberes. Com esta perspectiva, pretende-se, elucidar o resgate e traçar um panorama da tradição do uso das plantas medicinais pela população do Conjunto Bugio em Aracaju/SE, além de analisar os seus reflexos no cotidiano escolar da comunidade. Foi uma pesquisa qualitativa, com viés no estudo de caso resultante de trabalho monográfico de um Curso de Especialização em Educação Ambiental, a qual nos levou a perceber que há necessidade de programas que valorizem o uso e o cultivo de plantas medicinais na comunidade; que esta prática seja vista como alternativa sustentável, de acesso ao tratamento de doenças e enfermidades, reforçando a importância e o valor dos bens naturais e que a escola, como espaço de discussão, debate e formadora de ideias, contribua para projetos e divulgação de estratégias viáveis e sensibilizadoras de educação ambiental.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe

Geógrafo e Pedagogo (FUNESO); Dr. em Geografia (UFS); Prof. do Depto de Educação e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática PPGECIMA/UFS

Maria Salete Barros, Faculdade Atlântico

Licenciada em Biologia Especialista em Educação Ambiental Bióloga e Especialista em Educação Ambiental (Faculdade Atlântico)

Downloads

Publicado

28-12-2017

Como Citar

VASCONCELOS, Carlos Alberto; BARROS, Maria Salete. PLANTAS MEDICINAIS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SABER POPULAR NAS ESCOLAS FUNDAMENTAIS DE ARACAJU/SE. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 24, n. 3, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v24i3a2017.1374. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1374. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos