ANÁLISE DOS EFEITOS DE MEDIDAS ANTIDUMPING NO SETOR CALÇADISTA BRASILEIRO CONTRA A CHINA

Autores

  • William Reck Dutra CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO (UNIFRA)
  • Rafael Poerschke UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)
  • Samia Mercado Alvarenga Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i1a2018.1386

Palavras-chave:

Dumping, antidumping, setor calçadista, comércio internacional, Brasil, China.

Resumo

O presente artigo pretende analisar os efeitos da medida antidumping tomada pelo Brasil contra as importações advindas do setor calçadista chinês. A adoção desse mecanismo de defesa comercial, caso seja efetivo, pode produzir tanto um efeito destruição de comércio quanto um efeito criação de comércio. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo é demonstrar se houve benefícios ao setor calçadista nacional e de que maneira a medida afetou a composição do mercado de calçados no país. Pretende-se atingir esse propósito através de uma análise empírica que emprega uma adaptação do modelo sugerido por Anderson e Thuresson (2008) amparada por uma revisão bibliográfica. Os dados utilizados se referem ao setor calçadista brasileiro e foram coletados a partir da base disponibilizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. A análise abrange desde o período anterior a medida até o seu término. Os principais resultados constatam a influência estatística da taxa de câmbio e da renda nas importações de calçados brasileiras e atestam que os calçados provenientes da China ambos os efeitos esperados, ou seja, a medida antidumping acarretou destruição de comércio, bem como desvio de comércio. De um modo geral, tais achados apontam para uma modificação na composição concorrencial do segmento calçadista sugerindo a efetividade da política comercial brasileira no combate ao dumping praticado pela China no seguimento de calçados.

Biografia do Autor

William Reck Dutra, CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO (UNIFRA)

Graduado em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA-RS)

Rafael Poerschke, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Economia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Economista, Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa pela UFSM. Mestre em Integração Latino-Americana pela UFSM. Atualmente atua como professor assistente no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Samia Mercado Alvarenga, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS)

Downloads

Publicado

29-04-2018

Como Citar

DUTRA, William Reck; POERSCHKE, Rafael; ALVARENGA, Samia Mercado. ANÁLISE DOS EFEITOS DE MEDIDAS ANTIDUMPING NO SETOR CALÇADISTA BRASILEIRO CONTRA A CHINA. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 25, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v25i1a2018.1386. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1386. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos