O SETOR SUCROALCOOLEIRO E O VALOR DA TERRA AGRÍCOLA EM GOIÁS E EM MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE ECONOMÉTRICA

Autores

  • Antonio Marcos de Queiroz Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
  • Juliene Barbosa Ferreira Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal
  • Josiane Souza de Paula Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i1a2018.1408

Palavras-chave:

Preço da Terra, Setor Sucroalcooleiro, Goiás, Minas Gerais, Dados em Painel

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar se existe alguma influência do setor sucroalcooleiro nos estados de Goiás e Minas Gerais na dinâmica do valor da terra agrícola, principalmente nas áreas de alta produtividade. Foi utilizada a metodologia baseada no modelo de dados em painel nos anos de 2003 a 2012 extraídos do Agrianual e do IBGE. Os resultados apontam que as variáveis: valor da produção, produtividade da soja, do milho e da cana-de-açúcar e presença das usinas apresentaram uma correlação positiva com o valor da terra por meio do acréscimo da renda auferida. Há portanto, influência da política de estímulo à produção de etanol no Brasil que expandiu o setor produtor de cana-de-açúcar nesses estados, levando a uma alteração do valor da terra agrícola. Conclui-se que o valor da terra em Minas e Goiás tem forte relação com a renda obtida deste fator e que a elevação da produtividade levaria a um acréscimo na renda da terra, o que a torna mais atrativa, elevando a sua demanda e assim valorizando-a.

Biografia do Autor

Antonio Marcos de Queiroz, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia

Graduado, Mestre e Doutor em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia; Professor Adjunto na Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Econômico, Rural e Territorial, Economia agrária e do Agronegócio, Economia Industrial, Estatística e Econometria Espacial, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento econômico, reespacialização e territorialidade na agricultura, avicultura de corte, complexos agroindustriais, setor sucroenergético, Nova Economia Institucional, cadeias produtivas, coordenação dos agentes, inovações tecnológicas na agricultura.

Juliene Barbosa Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal

Doutora em Ciências Econômicas (UFU). Mestre em Administração (UFU). Possui graduação em Ciências Econômicas (UFU). Especialista em Adminsitração da Produção. Docente da Universidade Federal de Uberlândia no curso de Administração, atuando nas disciplinas de Administração da produção, logística, Administração de materiais, Pesquisa Operacional.

Josiane Souza de Paula, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Economia (2017) e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). Mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (2013). A linha de investigação atual tem enfoque em Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Pobreza, Economia rural, Comércio Internacional e Modelos Econômicos Aplicados.

Downloads

Publicado

29-04-2018

Como Citar

QUEIROZ, Antonio Marcos de; FERREIRA, Juliene Barbosa; PAULA, Josiane Souza de. O SETOR SUCROALCOOLEIRO E O VALOR DA TERRA AGRÍCOLA EM GOIÁS E EM MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE ECONOMÉTRICA. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 25, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v25i1a2018.1408. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1408. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos