COREDE MISSÕES: SUAS ESPECIFICIDADES E ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Micheli dos Santos UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Francisco Angst UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Letiane Peccin Ristow UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i3a2018.1638

Palavras-chave:

Desenvolvimento Regional. Regionalização. COREDE Missões.

Resumo

A regionalização do estado do Rio Grande do Sul através da instituição dos COREDEs considerou a existência de inúmeras diferenças entre as regiões, sejam elas de ordem econômica, social, cultural ou de recursos naturais, com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento através de políticas públicas que considerem as especificidades de cada região. Considerando a atuação dos COREDEs em diferentes regiões do estado o foco deste estudo é o COREDE Missões, e as estratégias deste Conselho Regional para a promoção do desenvolvimento de sua área de abrangência. Para tanto realizou-se uma análise temática, com o objetivo de abordar o desenvolvimento regional e as estratégias de desenvolvimento construídas no Fórum de Discussão do COREDE Missões. Os resultados indicam que os Conselhos Regionais que recebem maior apoio das Universidades locais tem assegurado maior credibilidade para seu trabalho, uma vez que encaram estas atividades como um instrumento de integração com a comunidade e região de atuação. No caso do COREDE Missões, o suporte das universidades impacta positivamente, pois em sua região de abrangência encontram-se instaladas e atuantes universidades privadas, bem como uma universidade federal (UFFS), conquistada inclusive através de políticas públicas que visam o desenvolvimento da região.

Biografia do Autor

Micheli dos Santos, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Desenvolvimento e Políticas Públicas - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Graduada em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2007) e especialista em Administração Estratégica pela UNIASSELVI.

Francisco Angst, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento e Políticas Públicas (UFFS) – Cerro Largo, RS. Especialista em Educação à Distância (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – RS).

Letiane Peccin Ristow, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestra em Desenvolvimento e Políticas Públicas (UFFS) – Cerro Largo, RS. Especialista em Desenvolvimento Rural Sustentável e Agricultura Familiar (UFFS). Graduada em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial - UERGS.

Downloads

Publicado

31-12-2018

Como Citar

SANTOS, Micheli dos; ANGST, Francisco; RISTOW, Letiane Peccin. COREDE MISSÕES: SUAS ESPECIFICIDADES E ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 25, n. 3, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v25i3a2018.1638. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1638. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos