ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DAS FAMÍLIAS NO RIO GRANDE DO SUL: UMA ABORDAGEM POR INTERMÉDIO DA ANÁLISE MULTIVARIADA

Autores

  • Raquel Pereira Pontes Universidade Federal de Viçosa
  • João Eustáquio de Lima Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i1a2018.1655

Palavras-chave:

Desenvolvimento Econômico, Índice, Análise Multivariada.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o Índice de Desenvolvimento Econômico das Famílias (IDF) do Estado do Rio Grande do Sul por meio da Análise Multivariada. O estudo também busca obter esse índice pelos escores fatoriais das dimensões latentes encontradas pela Análise Fatorial Exploratória além de, oportunamente, analisar estas famílias por grupo através do método de agrupamento. O interesse neste índice é poder observar o perfil socioeconômico dos domicílios do Rio Grande do Sul, preocupação justificada devido à crise financeira pela qual atravessa o referido ente federativo nos últimos anos. Os resultados apresentaram seis fatores comuns e o IDFFatorial no estado foi de 56,83, enquanto a média nacional foi de 57,1. Ensino médio completo e estar empregado no setor formal são características de grupos com maior IDF. Famílias que residem em área rural ou com presença de idosos apresentaram menor IDF. Indicadores demonstraram que apesar de 48,8% dos domicílios terem pelo menos um ocupado no setor formal, 98% das famílias estão acima da linha da pobreza e 69% têm capacidade de geração de renda. Indicadores como ausência de mortalidade infantil e progresso escolar também se destacaram nos resultados.

Biografia do Autor

Raquel Pereira Pontes, Universidade Federal de Viçosa

Doutoranda em Economia Aplicada - Departamento de Economia Rural - UFV. Mestre em Economia Aplicada - FURG. MBA em Gestão do Agronegócio - UFPR e Graduada em Ciências Econômicas - FURG.

João Eustáquio de Lima, Universidade Federal de Viçosa

Professor titular do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa. Doutor em Economia Rural - Michigan State University.

Downloads

Publicado

29-04-2018

Como Citar

PONTES, Raquel Pereira; DE LIMA, João Eustáquio. ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DAS FAMÍLIAS NO RIO GRANDE DO SUL: UMA ABORDAGEM POR INTERMÉDIO DA ANÁLISE MULTIVARIADA. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 25, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v25i1a2018.1655. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1655. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos