O DESEMPENHO DOS COLÉGIOS MILITARES NO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO

Autores

  • Rodrigo Teixeira Monteiro de Castro Centro Universitário do Sul de Minas- Unis-MG
  • Celso Augusto dos Santos Gomes Centro Universitário do Sul de Minas - Unis-MG
  • Ernani Souza Guimarães Júnior Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i1a2018.1664

Palavras-chave:

Colégios Militares, ENEM, IDEB, Qualidade do Ensino

Resumo

O estudo analisa comparativamente o desempenho de doze Colégios Militares em relação aos demais colégios da rede pública e privada por meio do ranqueamento das instituições de ensino em âmbito municipal, estadual e nacional. Utiliza como base de comparação dados do IDEB no período de 2009 a 2015 e do Enem de 2011 a 2013. Para alcançar o objetivo proposto utiliza-se da pesquisa bibliográfica e documental feita em relatórios disponibilizados pelo Inep. Os resultados demonstraram que os Colégios Militares têm, ao longo dos anos, alcançado classificações de destaque em seus municípios, estados e no cenário nacional, o que pode ser explicado por algumas particularidades como sistemas de recompensa, valores, monitorias, entre outros. Porém, ainda que em termos absolutos da nota atingida haja crescimento médio, outras instituições demonstram processo de evolução de seu rendimento em maior grau, uma vez que o posicionamento dos Colégios Militares no ranking entre as melhores instituições de ensino no município, no estado e nacionalmente demonstrou queda.

Biografia do Autor

Rodrigo Teixeira Monteiro de Castro, Centro Universitário do Sul de Minas- Unis-MG

Bacharel em Ciências Militares pela AMAN – Academia Militar das Agulhas Negras.

Celso Augusto dos Santos Gomes, Centro Universitário do Sul de Minas - Unis-MG

Professor e coordenador de curso no Centro Universitário do Sul de Minas – Unis-MG. Doutor em Educação pela UNIMEP e Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC/SP

Ernani Souza Guimarães Júnior, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

Prof. Me. no Centro Universitário do Sul de Minas em cursos de graduação e pós-graduação.

Downloads

Publicado

29-04-2018

Como Citar

CASTRO, Rodrigo Teixeira Monteiro de; GOMES, Celso Augusto dos Santos; GUIMARÃES JÚNIOR, Ernani Souza. O DESEMPENHO DOS COLÉGIOS MILITARES NO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 25, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v25i1a2018.1664. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1664. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos