VAREJO DE MODA EM CUIABÁ: ESTUDO DO MODELO DE NEGÓCIO DE EMPRESAS DO RAMO E A ADERÊNCIA ÀS EXPECTATIVAS DE MERCADO

Autores

  • Isadora Ananda dos Santos Astrissi UFMT
  • Diogo Barbosa Leite Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
  • Silvana Santos da Cruz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1683

Palavras-chave:

Modelagem de negócios. Mercado de moda. Estudo de mercado.

Resumo

O presente artigo busca através de conceitos do planejamento de negócio explanar a importância da utilização da modelagem no desenho e organização das ações essenciais da empresa, focando o mercado de moda de Cuiabá. Na etapa inicial realizou-se a partir da técnica de estudos de casos múltiplos a definição do modelo de três empresas representativas do setor de varejo de moda em Cuiabá organizando o modelo de negócio de cada uma, utilizando-se da ferramenta Canvas, para alcançar o desenho prático e funcional de toda a organização e sua atuação no mercado. A segunda fase abarcou um levantamento com o público consumidor de moda do mercado da região compatível com o definido pelas empresas entrevistadas, para detectar a aderência ao modelo de negócio das mesmas. Os resultados alcançados foram a visibilidade de pontos de oferta pelas empresas que são considerados importantes pelo público, mas que ainda necessitam de melhoria, principalmente em relação à qualidade de produtos, de atendimento e compatibilidade desses com a precificação que é oferecida pelo mercado regional.

Biografia do Autor

Isadora Ananda dos Santos Astrissi, UFMT

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso. Administradora em empresa do segmento da moda.

Diogo Barbosa Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Mestrando em Economia pelo PPGE-UFMT. Especialista em Marketing pela UNIC. Bacharel em Administração pela UFMT. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Silvana Santos da Cruz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Possui Pós-Graduação em Gestão Executiva em Negócio, na Universidade de Cuiabá, Graduada em Administração de Empresa pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2005), . Atualmente é Coordenadora de Iniciação Cientifica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Tem experiência na área de Administração, participa do Grupo de Pesquisa NUPESE e do Iniciação Ciêntifica da Pro-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFMT.

Downloads

Publicado

05-09-2018

Como Citar

DOS SANTOS ASTRISSI, Isadora Ananda; BARBOSA LEITE, Diogo; SANTOS DA CRUZ, Silvana. VAREJO DE MODA EM CUIABÁ: ESTUDO DO MODELO DE NEGÓCIO DE EMPRESAS DO RAMO E A ADERÊNCIA ÀS EXPECTATIVAS DE MERCADO. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 25, n. 2, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1683. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1683. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos