PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: CONTRIBUIÇÕES AO GERENCIAMENTO DE TRIBUTOS EM UMA EMPRESA DE VENDAS E LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA

Autores

  • Andréia Bicioni Pacheco Dourado Universidade Federal de Mato Grosso
  • Sofia Ines Niveiros Universidade Federal de Mato Grosso
  • Ramon Luiz Arenhardt Universidade Federal de Mato Grosso
  • Aloisio Rodrigues Da Silva Universidade Federal de Mato Grosso
  • José Ribeiro Viana Filho Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i3a2018.1717

Palavras-chave:

Planejamento Tributário. Prestação de Serviços. Regimes de Tributação.

Resumo

A finalidade central desta pesquisa é demonstrar a importância do planejamento tributário como um processo que possibilita a escolha da melhor opção de regime tributário, visando a economia de tributos, dever constitucional de todo administrador ativo e probo. As empresas buscam por meio legal e até mesmo como dever dos gestores identificar as possibilidades regulamentares de reduzir a carga tributária e com isso aumentar a capacidade competitiva e de sobrevivência de seus negócios, por meio de ações oriundas do planejamento tributário, enquanto processo de gestão de tributos. O planejamento tributário é um processo contínuo dentro de qualquer atividade de negócios. Enquanto de um lado o contribuinte busca identificar algumas situações que possibilitam reduzir seus custos com tributos, por outro o fisco está sempre atento para eliminar qualquer possibilidade de evasão de tributos. Foi realizado um levantamento dos dados da empresa por meio dos relatórios contábeis. Destacando a importância do planejamento tributário esta pesquisa se propôs a responder à seguinte questão: Como o planejamento tributário pode auxiliar na definição do regime tributário com o foco de reduzir a carga tributária da empresa estudada? O estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa descritiva e qualitativa, os dados foram coletados por meio dos relatórios contábeis da empresa que é enquadrada no regime do Simples Nacional. O período analisado foram os anos de 2014 e 2015. Os resultados obtidos pela análise comparativa dos dados evidenciados em suas demonstrações contábeis apresentam que o regime de tributação adotado pela empresa atualmente é o mais favorável e que o planejamento tributário contribui efetivamente para a definição do regime mais vantajoso para a empresa analisada.

Biografia do Autor

Andréia Bicioni Pacheco Dourado, Universidade Federal de Mato Grosso

Departamento de Ciências Contábeis

Sofia Ines Niveiros, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduação em Ciências Contábeis pela UFSC. Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso/CIC/ICHS/CUR.

Ramon Luiz Arenhardt, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduação em Ciências Contábeis pela UFMT. Doutorando em Administração pela UNINOVE. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso/CIC/ICHS/CUR.

Aloisio Rodrigues Da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduação em Ciências Contábeis pela UFMT. Doutor em Ciências Contábeis pela UNR. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso/CIC/ICHS/CUR.

José Ribeiro Viana Filho, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduação em Ciências Contábeis pela UFMT. Mestre em Ciências Contábeis pela UFPB. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso/CIC/ICHS/CUR.

Downloads

Publicado

31-12-2018

Como Citar

DOURADO, Andréia Bicioni Pacheco; NIVEIROS, Sofia Ines; ARENHARDT, Ramon Luiz; DA SILVA, Aloisio Rodrigues; VIANA FILHO, José Ribeiro. PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: CONTRIBUIÇÕES AO GERENCIAMENTO DE TRIBUTOS EM UMA EMPRESA DE VENDAS E LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 25, n. 3, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v25i3a2018.1717. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1717. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos