GESTÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE PRIMAVERA DO LESTE-MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i3a2018.1724

Palavras-chave:

Resíduos da construção civil, Gestão ambiental, Disposição de resíduos

Resumo

O descarte adequado dos resíduos da construção civil (RCC) é de suma importância para evitar ou diminuir os impactos causados ao meio ambiente. Este estudo procurou investigar a atual gestão dos RCC no município de Primavera do Leste-MT, e foi averiguado se ela condiz com o que a Resolução CONAMA nº 307/2002 designa. A metodologia empregada classifica-se como exploratória e descritiva. Dessa forma, foram apresentadas pesquisas bibliográficas que conceituam construção civil e desenvolvimento sustentável; definição e classificação dos RCC; redução, reutilização e reciclagem e gestão de RCC. Levantou-se informações a respeito do gerenciamento realizado pelos geradores de RCC e sobre o transporte e o descarte feito pelos coletores. Para tanto, foi feito diagnóstico em cinco obras de quatro construtoras. Também foi realizada a estimativa de geração de RCC diária per capita, para compará-la com a média nacional, que é de 0,5 t/habitante/ano, sendo que o valor obtido através dos cálculos realizados foi de 0,75 t/habitante/ano. Também foram observados pontos de descarte irregulares e uso inadequado dos EcoPontos espalhados pela cidade. Por meio deste estudo foi possível observar que a gestão aplicada ao município de Primavera do Leste, atualmente, não condiz com o que a resolução supracitada estabelece. Diante disso, foram propostas sugestões para melhorar a gestão dos RCC no município, visando adequá-la à resolução.

Biografia do Autor

Jéssica Karina Debacker, Universidade Federal de Mato Grosso

Engenheira civil pela Universidade Federal de Mato Grosso

Greyce Bernardes de Mello Rezende, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Adjunto I do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato Grosso. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Goiás, mestre em Planejamento e Infra-Estrutura Urbana pela Universidade Federal de Uberlândia e doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande

Downloads

Publicado

31-12-2018

Como Citar

DEBACKER, Jéssica Karina; REZENDE, Greyce Bernardes de Mello. GESTÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE PRIMAVERA DO LESTE-MT. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 25, n. 3, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v25i3a2018.1724. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1724. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos