CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS EMPREENDEDORAS: EM CENA OS FUTUROS MÉDICOS VETERINÁRIOS

Autores

  • Cristiane Krüger Universidade Federal de Santa Maria
  • Italo Fernando Minello Universidade Federal de Santa Maria
  • Caroline dos Santos Porto Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1742

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Comportamento empreendedor, Características comportamentais empreendedoras, alunos de graduação.

Resumo

Neste estudo objetivou-se analisar as características comportamentais empreendedoras mais evidentes nos discentes de graduação do curso de Medicina Veterinária da UFSM. Especificamente traçou-se o perfil dos discentes, identificou e comparou-se tais características de acordo com o gênero dos discentes. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, para tal, aplicou-se o questionário de características comportamentais empreendedoras de McClelland. Os resultados apontam que a característica estabelecimento de metas foi a que mais se destacou entre os discentes. No que se refere à comparação das características comportamentais empreendedoras diante do gênero, evidencia-se que ambos sexos apresentam as dez características. Os homens apresentam maiores médias em cinco características e as mulheres em quatro. Quanto as dimensões, as mulheres apresentam maior pontuação em realização, e os homens em planejamento e poder. No entanto, não houve diferenças expressivas de média entre os gêneros. O estudo traz contribuições quanto ao perfil empreendedor dos alunos de graduação, pela qual a instituição pesquisada pode se apossar para melhor preparar os discentes para a sociedade. No estudo limitou-se ao instrumento aplicado, exclusivamente no curso de graduação em Medicina Veterinária da UFSM, para estudos futuros sugere-se a replicação da pesquisa em outros cursos em diferentes instituições.

Biografia do Autor

Cristiane Krüger, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Ciências Contábeis. Contadora CRCRS 091244/O. Especialista em Contabilidade, Pericia e Auditoria. Graduada no Programa Especial de Formação de Professores para Educação Profissional - PEG, Especialista em Gestão Pública, Mestra em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria e, atualmente, doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria

Italo Fernando Minello, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Administração pela FEA-USP. Professor no Programa de Pós-Graduação na Universidade Federal de Santa Maria

Caroline dos Santos Porto, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração com especialização em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais e TICs Aplicadas à Educação.

Downloads

Publicado

05-09-2018

Como Citar

KRÜGER, Cristiane; MINELLO, Italo Fernando; PORTO, Caroline dos Santos. CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS EMPREENDEDORAS: EM CENA OS FUTUROS MÉDICOS VETERINÁRIOS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 25, n. 2, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1742. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1742. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos