EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DA SUBFUNÇÃO TURISMO: RANKING DE DESEMPENHO DOS ESTADOS E DO DISTRITO FEDERAL (2011-2015)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1855

Palavras-chave:

Subfunção Turismo, Desempenho, Métrica Quantitativa.

Resumo

O objetivo desta investigação é avaliar a execução orçamentária da despesa da subfunção turismo dos Estados Brasileiros e do Distrito Federal, no período de 2011 a 2015, utilizando a técnica da Análise de Componentes Principais (ACP), a fim de elaborar um índice e estabelecer um ranking de desempenho. Foi utilizado o método de pesquisa empírico-analítico com o suporte das Teorias dos Stakeholders e Agência e como critério de avaliação: a eficiência alocativa. Os resultados apontaram no ranking de desempenho dos Estados e do Distrito Federal na execução orçamentária da subfunção turismo, no período de 2011 a 2015, com a elaboração do Índice de Desempenho da Subfunção Turismo dos Estados e do Distrito Federal (IDST), que o estado do Ceará (CE), seguido de Pernambuco (PE) e Santa Catarina (SC) obtiveram as primeiras posições (mais eficientes). Nas últimas posições ficaram os Estados de Rondônia – RO com a 25ª posição, Rio Grande do Sul – RS, na 26ª e na última posição (27ª), Alagoas – AL (menos eficiente).

Biografia do Autor

Maurício Corrêa da Silva, UFRN

Doutor em Ciências Contábeis (Multi-institucional das UnB/UFPB/UFRN - 2014/2016). Mestre em Ciências Contábeis pelo programa Multi-institucional e Inter-regional das UnB/UFPB/UFPE/UFRN (2004/2005). Especialista em Contabilidade e Controladoria Governamental (2001/2002) pela UFPE. Graduado em Ciências Contábeis pela Sociedade Civil Colégio Moderno - Faculdades Integradas - Belém - PA (1985). Lecionou na Faculdade Santa Catarina (FASC), Faculdade Boa Viagem (FBV) e na Faculdade de Ciências Humanas ESUDA (FCHE), no período de agosto de 2002 a julho de 2009. Tem experiência na área contábil do setor público. Exerceu a função de contador do setor público por mais de 15 anos. Linha de pesquisa: contabilidade governamental, controladoria governamental e auditoria governamental. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Departamento de Ciências Contábeis, desde julho de 2009. Leciona as disciplinas: auditoria governamental, controladoria governamental, contabilidade governamental e administração financeira governamental.

Fábia Jaiany Viana de Souza, IFRN

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multi-institucional e Inter-regional UnB/UFPB/UFRN (2014). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Contadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Nova Cruz. Suas áreas de interesse e atuação em pesquisa são: Contabilidade e Finanças Públicas, Transparência na Gestão Pública e Ensino e Pesquisa em Contabilidade.

Adilson de Lima Tavares, UFRN

Possui graduação em Ciências Contábeis (1995) e especialização em Contabilidade Gerencial (1999) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestrado (2006) e doutorado (2010) em Ciências Contábeis pelo Programa Mujlti-institucional e Inter-regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis (UnB/UFPB/UFRN). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: informação contábil, contabilidade e análise de custos.

José Dionísio Gomes da Silva, UFRN

Graduado em Ciencias Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1980), Especialista em Gestão Universitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991) e Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Coordenador Regional do Programa Multiinstitucional em Ciências Contábeis (Doutorado e Mestrado) da UFRN/UNB/UFPB. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Controladoria, atuando principalmente nos seguintes temas: Hotelaria, Custos, Praticas Gerenciais sob a ótica financeira, Teoria da Contabilidade e Contabilidade Comportamental. É avaliador institucional e de cursos do Ministério da Educação -MEC/SINAES.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

05-09-2018

Como Citar

SILVA, Maurício Corrêa da; VIANA DE SOUZA, Fábia Jaiany; TAVARES, Adilson de Lima; GOMES DA SILVA, José Dionísio. EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DA SUBFUNÇÃO TURISMO: RANKING DE DESEMPENHO DOS ESTADOS E DO DISTRITO FEDERAL (2011-2015). Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 25, n. 2, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1855. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1855. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos