DESCRIÇÃO MORFOLÓGICA DOS GRÃOS DE PÓLEN DOS CAMPOS E FLORESTAS DO MUNICÍPIO DE ARVOREZINHA, PLANALTO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL

Autores

  • Paulo Eduardo Liskoski Universidade Luterana do Brasil
  • Andreia Cardoso Pacheco Evaldt Universidade Luterana do Brasil
  • Jefferson Nunes Radaeski Universidade Luterana do Brasil
  • Soraia Girardi Bauermann Universidade Luterana do Brasil
  • Mariela Inês Secchi Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i3a2018.1858

Palavras-chave:

Palinologia, Palinomorfos, Vegetação, Mata Atlântica

Resumo

A vegetação da região do planalto do Rio Grande do Sul é caracterizada por um mosaico de campos e floresta de araucária. É apresentada a morfologia dos grãos de pólen de 28 espécies de 14 famílias (Piperaceae, Iridaceae, Commelinaceae, Bromeliaceae, Cyperaceae, Poaceae, Rosaceae, Begoniaceae, Myrtaceae, Melastomataceae, Malvaceae, Rubiaceae, Solanaceae, Asteraceae), coletadas nos campos e florestas do município de Arvorezinha do estado do Rio Grande do Sul, com a finalidade de registrar a diversidade polínica do planalto sul-riograndense. Foi realizado tratamento acetolítico e montadas cinco lâminas em gelatina glicerinada para cada espécie. Os grãos de pólen foram descritos quanto sua unidade polínica, ao tamanho, ao âmbito do pólen, a forma, ao número de aberturas e a ornamentação. Espécies já descritas anteriormente tiveram seus dados confrontados para observações de possíveis variações no tipo polínico. Dezesseis descrições polínicas são inéditas para o estado, aprofundando o conhecimento da diversidade polínica do estado do Rio Grande do Sul. O registro da diversidade polínica regional apresentada pode ser utilizado para identificação de grãos de pólen dispersos em sedimentos quaternários. Os dados propiciam análises de reconstrução da vegetação que indicam espécies constituintes da vegetação natural. Informações sobre a flora original a partir de seus respectivos grãos de pólen são cruciais para elaboração de estratégias de manejo de áreas degradadas.

Biografia do Autor

Paulo Eduardo Liskoski, Universidade Luterana do Brasil

Laboratório de Palinologia da ULBRA

Andreia Cardoso Pacheco Evaldt, Universidade Luterana do Brasil

Laboratório de Palinologia da ULBRA

Jefferson Nunes Radaeski, Universidade Luterana do Brasil

Laboratório de Palinologia da ULBRA

Soraia Girardi Bauermann, Universidade Luterana do Brasil

Laboratório de Palinologia da ULBRA

Mariela Inês Secchi, Univates

Setor de Botânica e Paleobotânica do Museu de Ciências Naturais da Univates

Downloads

Publicado

31-12-2018

Como Citar

LISKOSKI, Paulo Eduardo; EVALDT, Andreia Cardoso Pacheco; RADAESKI, Jefferson Nunes; BAUERMANN, Soraia Girardi; SECCHI, Mariela Inês. DESCRIÇÃO MORFOLÓGICA DOS GRÃOS DE PÓLEN DOS CAMPOS E FLORESTAS DO MUNICÍPIO DE ARVOREZINHA, PLANALTO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 25, n. 3, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v25i3a2018.1858. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1858. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos