INFLUÊNCIA DO NÍVEL DE ESCOLARIDADE NA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA POPULAÇÃO LOCAL SOBRE O MONUMENTO NATURAL DAS ÁRVORES FOSSILIZADAS DO TOCANTINS (MNAFTO)

Autores

  • Aline Maria Costantin Instituto Federal do Tocantins
  • Daniel de Freitas Nunes Instituto Federal do Tocantins
  • Etiene Fabbrin Pires Oliveira Universidade Federal do Tocantins
  • André Jasper UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v26i2a2019.1976

Palavras-chave:

nível de escolaridade, percepção ambiental, monumento, análise de correspondência

Resumo

O Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins (MNAFTO), localizado no município de Filadélfia, estado do Tocantins, situado em parte da Amazônia Legal Brasileira, foi objeto de pesquisa para análise da influência do nível de escolaridade no processo de percepção ambiental da população local sobre esse tipo de unidade de conservação. Dessa forma, foi realizada a análise de correspondência e a estatística descritiva dos resultados coletados por meio da aplicação de entrevistas estruturadas a uma amostra aleatória simples de 382 habitantes do município. Os resultados evidenciaram que os entrevistados (52,6%) eram pessoas do sexo feminino com nível médio de escolaridade e idade média de 32,8 anos. O conhecimento dos fósseis ocorreu entre os entrevistados com maior nível de escolaridade. (42,8%) e que apresentam os sentimentos de preservação e admiração em relação ao monumento, demonstrando assim a importância do nível de escolaridade no processo de Percepção Ambiental.

Biografia do Autor

Aline Maria Costantin, Instituto Federal do Tocantins

Professora vinculada a coordenação de meio ambiente do Instituto Federal do Tocantins - Campus Palmas.

Daniel de Freitas Nunes, Instituto Federal do Tocantins

Professor do Campus de Araguatins do Instituto Federal do TOcantins

Etiene Fabbrin Pires Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Professora do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Tocantins, Campus Porto Nacional

André Jasper, UNIVATES

Professor do Programa de Pós- Graduação em Ambiente e Desenvolvimento(PPGAD) da Universidade UNIVATES

Downloads

Publicado

05-07-2019

Como Citar

COSTANTIN, Aline Maria; NUNES, Daniel de Freitas; PIRES OLIVEIRA, Etiene Fabbrin; JASPER, André. INFLUÊNCIA DO NÍVEL DE ESCOLARIDADE NA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA POPULAÇÃO LOCAL SOBRE O MONUMENTO NATURAL DAS ÁRVORES FOSSILIZADAS DO TOCANTINS (MNAFTO). Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 26, n. 2, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v26i2a2019.1976. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1976. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos