EXPRESSÃO TERRITORIAL DA RELAÇÃO GLOBAL-LOCAL: O MOVIMENTO NÓS PODEMOS EM SANTA CATARINA

Autores

  • Janaina Mayara Müller da Silva Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Oklinger Mantovaneli Junior Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v26i2a2019.1985

Palavras-chave:

Movimento Nós Podemos, Agendas Globais, Desenvolvimento Regional.

Resumo

Em meio a processos globais de desenvolvimento, tem-se salientado estudos que permitem identificar as influências globais no desenvolvimento regional. Com o objetivo de dar visibilidade a estas influências, este artigo apresenta a institucionalização do Movimento Nós Podemos em Santa Catarina, como mecanismo intensificador desta relação, ou mais especificamente, como a expressão territorial da relação global-local. Para isto, foi realizada pesquisa exploratória, descritiva e teórica-empírica, com base em um estudo de caso. Também adotou-se a pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas para compreender o processo de institucionalização do Movimento. Destaca-se que a atuação do Movimento, por meio da territorialização de agendas globais para o desenvolvimento, como os ‘Objetivos de Desenvolvimento do Milênio’ e ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’, materializa e intensifica a relação global-local e contribui, portanto, para a padronização de estratégias de desenvolvimento regional.

Biografia do Autor

Janaina Mayara Müller da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Desenvolvimento Regional e bacharel em Serviço Social pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Oklinger Mantovaneli Junior, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Pós-Doutor em Planejamento e Gestão do Território (UFABC). Doutor em Sociologia (UNESP). Mestre em Administração (UFSC). Pesquisador do CNPq. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (FURB). Coordenador do Grupo de Pesquisa Núcleo de Políticas Públicas (NPP).

Downloads

Publicado

05-07-2019

Como Citar

MÜLLER DA SILVA, Janaina Mayara; MANTOVANELI JUNIOR, Oklinger. EXPRESSÃO TERRITORIAL DA RELAÇÃO GLOBAL-LOCAL: O MOVIMENTO NÓS PODEMOS EM SANTA CATARINA. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 26, n. 2, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v26i2a2019.1985. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1985. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos