DISPARIDADES LOCACIONAIS NA ESTRUTURA PRODUTIVA E FRAGMENTAÇÃO TERRITORIAL: UMA ANÁLISE DAS MESORREGIÕES DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Denis Fernandes Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Francisco do O’ de Lima Júnior Universidade Regional do Cariri - URCA
  • William Eufrásio Nunes Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v26i3a2019.2093

Palavras-chave:

Fragmentação Territorial, Mesorregiões Potiguares, Coeficientes de Especialização e de Localização.

Resumo

O presente trabalho objetiva estudar o processo de diferenciações na estrutura produtiva territorial desdobrado das desigualdades entre as Mesorregiões do Estado do Rio Grande do Norte. Utilizou-se abordagem teórico-quantitativa com o calculo medidas de indicadores de estudos regionais (participação relativa, quociente locacional, coeficiente de localização, coeficiente de especialização e coeficiente de reestruturação), contextualizadas à revisão de literatura acerca de estudos sobre dinâmicas econômicas regionais e suas particularidades no caso brasileiro. Os dados foram da RAIS/MTE. Observou-se especialização e diversificação de algumas Mesorregiões a partir de sua inserção competitiva na macro dinâmica econômica, destacando-se: Agropecuária no Agreste Potiguar, Comércio na Mesorregião Central Potiguar e maior participação da Construção Civil no Leste Potiguar.

Biografia do Autor

Denis Fernandes Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestrando em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPECO/UFRN); Graduado em Economia pela URCA; Pesquisador de Grupo de Estudos em Territorialidades Econômicas e Desenvolvimento Regional e Urbano (GETEDRU/DE-URCA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade (GEPETIS).

Francisco do O’ de Lima Júnior, Universidade Regional do Cariri - URCA

Doutor em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP; Professor Associado do Departamento de Economia da URCA, Crato/CE; Professor do Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais do Semiárido (PLANDITES/UERN, Campus Pau dos Ferros/RN) Pesquisador do GETEDRU.

William Eufrásio Nunes Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Professor Adjunto do Departamento de Economia da UFRN; Professor do PPECO/UFRN; Pesquisador do GEPETIS

Downloads

Publicado

30-09-2019

Como Citar

ALVES, Denis Fernandes; LIMA JÚNIOR, Francisco do O’ de; PEREIRA, William Eufrásio Nunes. DISPARIDADES LOCACIONAIS NA ESTRUTURA PRODUTIVA E FRAGMENTAÇÃO TERRITORIAL: UMA ANÁLISE DAS MESORREGIÕES DO RIO GRANDE DO NORTE. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 26, n. 3, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v26i3a2019.2093. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2093. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos