INDICAÇÃO DE ALOCAÇÃO DOS CUSTOS EM PROJETOS DE DESPOLUIÇÃO: UMA ANÁLISE DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS IPOJUCA E CAPIBARIBE

Autores

  • Gabriela Carine Brito Costa PPGECON/UFPE/CAA - Estudante de Mestrado
  • Monaliza De Oliveira Ferreira UFPE/DOCENTE

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v26i3a2019.2105

Palavras-chave:

Economia do Meio Ambiente. Recursos Hídricos. Teoria dos Jogos. Valor de Shapley.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a alocação dos custos em projetos de despoluição para o Rio Ipojuca e o Rio Capibaribe entre os municípios com sede urbana nas respectivas bacias hidrográficas. Isto se faz necessário devido os altos custos ambientais, sociais e econômicos causados pela poluição destes rios, uma vez que, além de aumentar os custos de tratamento da água, há o impacto de externalidades negativas para os municípios com sede nestas bacias hídricas. Para a análise, foi utilizado o Valor de Shapley, que é derivado da teoria dos jogos cooperativos. A variável determinante para alocar os custos em projetos de despoluição foi o volume de esgoto não tratado referido à água consumida que cada município despejou nas respectivas bacias hidrográficas ao longo do ano de 2015. A análise realizada a partir dos dados obtidos pelo Valor de Shapley indicou que a dinâmica demográfica dos municípios é o fator que mais influi na poluição dos rios, devido principalmente ao crescimento demográfico desordenado, que dificulta a prestação dos serviços de saneamento. Resultado intrigante, especialmente para lugares com maior efetivo de lavanderias de jeans. Por outro lado, talvez a informalidade e quantidade de facções (pequenos fabricos realizados em casa) possam explicar melhor este resultado.

Biografia do Autor

Gabriela Carine Brito Costa, PPGECON/UFPE/CAA - Estudante de Mestrado

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Economia na Universidade Federal de Pernambuco, Campus do Agreste.

Monaliza De Oliveira Ferreira, UFPE/DOCENTE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA - PPGECON/UFPE

Downloads

Publicado

30-09-2019

Como Citar

COSTA, Gabriela Carine Brito; FERREIRA, Monaliza De Oliveira. INDICAÇÃO DE ALOCAÇÃO DOS CUSTOS EM PROJETOS DE DESPOLUIÇÃO: UMA ANÁLISE DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS IPOJUCA E CAPIBARIBE. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 26, n. 3, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v26i3a2019.2105. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2105. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos