CONTRIBUIÇÕES PARA O PLANEJAMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO: UMA ABORDAGEM MULTISSETORIAL

Autores

  • Rosa Livia Gonçalves Montenegro UFJF/Professora Adjunta do Dept Economia
  • Luiz Carlos de Santana Ribeiro Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Samia Mercado Alvarenga Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v27i1a2020.2231

Palavras-chave:

Insumo-produto, Índices de ligação, Multiplicadores, Planejamento econômico, Economia brasileira

Resumo

As primeiras experiências de planejamento ocorreram ao final dos anos 20 no pós-guerra, período que coincide com o surgimento do estado de bem-estar social. Nesse contexto, o Estado passa a intervir fortemente no sistema por meio da formulação e condução de políticas macroeconômicas com intuito de conduzir a economia a estágios superiores de crescimento e desenvolvimento. O objetivo deste artigo é oferecer direcionamentos de políticas de planejamento para o Brasil, a partir da utilização do instrumental de insumo-produto. Para tanto, utiliza-se a Matriz de Insumo-Produto do Brasil estimada por Guilhoto e Sesso Filho (2005; 2010) para o ano de 2013. De forma geral, objetiva-se encontrar evidências empíricas que permitam orientar, por exemplo, decisões de alocação de investimentos setoriais. Os principais resultados apontaram 15 setores com fortes relações de encadeamento na economia brasileira, os quais devem ser considerados estratégicos do ponto de vista de políticas setoriais que induzam o crescimento econômico.

Biografia do Autor

Rosa Livia Gonçalves Montenegro, UFJF/Professora Adjunta do Dept Economia

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005) , mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016).

Luiz Carlos de Santana Ribeiro, Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutor em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais - CEDEPLAR/UFMG (2015), com Doutorado-sanduíche na University of Illinois at Urbana-Champaign, mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (2010) e bacharel em Economia pela Universidade Federal de Sergipe (2007).

Samia Mercado Alvarenga, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Sergipe (NUPEC/UFS). Formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Durante a graduação foi bolsista de Iniciação Científica no Grupo de Pesquisa em Finanças (FIN/UFSM).

Downloads

Publicado

27-04-2020

Como Citar

MONTENEGRO, Rosa Livia Gonçalves; RIBEIRO, Luiz Carlos de Santana; ALVARENGA, Samia Mercado. CONTRIBUIÇÕES PARA O PLANEJAMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO: UMA ABORDAGEM MULTISSETORIAL. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 27, n. 1, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v27i1a2020.2231. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2231. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos