DETERMINANTES DA PARTICIPAÇÃO FEMININA NO MERCADO DE TRABALHO DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • kagila Irene Silva de Medeiros
  • José Antonio Nunes de Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Fagner Moura da Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Francisco Danilo Da Silva Ferreira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Ricardo Vitor Fernandes da Silva Universidade Potiguar

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v27i1a2020.2278

Palavras-chave:

emprego, participação feminina, probit

Resumo

Este artigo investiga os determinantes da participação feminina no mercado de trabalho do Rio Grande do Norte tomando como referência os microdados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicilio (PNAD). Foram utilizadas características individuais e dos domicílios que são estudadas na literatura acerca desse tema. Foi utilizado o modelo probit para estimar a probabilidade de participação no mercado de trabalho. Os resultados estimados pela metodologia adotada mostram que mulheres que são chefes de família e com filhos tem maiores probabilidades de participação no mercado de trabalho. A idade apresenta um efeito positivo na participação. Já os demais coeficientes associados aos anos de estudo mais elevado ampliam a probabilidade de participação da mulher na força de trabalho, evidenciando o efeito positivo da escolaridade sobre esta variável o que representa a possibilidade de uma ampliação da participação feminina no mercado de trabalho a partir de políticas que incentivem o acesso à educação do grupo de mulheres com baixa escolaridade.

Biografia do Autor

kagila Irene Silva de Medeiros

Graduada em Economia

José Antonio Nunes de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Economia UFRN, Especialista em Economia da Saúde USP, Professor Assistente do Departamento de Economia da UERN.

Fagner Moura da Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Economia UFRJ e professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Francisco Danilo Da Silva Ferreira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Economia UFRN e professor Assistente do Departamento de Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Ricardo Vitor Fernandes da Silva, Universidade Potiguar

MBA em Administração Financeira FACEX e professor titular da Universidade Potiguar

Downloads

Publicado

27-04-2020

Como Citar

SILVA DE MEDEIROS, Kagila Irene; NUNES DE SOUZA, José Antonio; MOURA DA COSTA, Fagner; DA SILVA FERREIRA, Francisco Danilo; FERNANDES DA SILVA, Ricardo Vitor. DETERMINANTES DA PARTICIPAÇÃO FEMININA NO MERCADO DE TRABALHO DO RIO GRANDE DO NORTE. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 27, n. 1, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v27i1a2020.2278. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2278. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos