FORMAÇÃO TEÓRICA E TENDÊNCIAS DOS ESTUDOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Marcelo Roger Meneghatti, Roberto Lima Ruas

Resumo


O objetivo deste estudo é analisar a formação teórica do tema ao longo do tempo identificando os últimos temas pesquisados neste campo de estudos. Para cumprir com esta perspectiva foram aplicadas algumas técnicas de pesquisa bibliométrica, como a análise de cocitação e pareamento, com o software VosViewer, em uma amostra de 143 artigos extraídos da Web Of Science. Resultaram da análise: uma construção acerca dos principais períodos sobre o tema gestão do conhecimento no ambiente da administração pública; as principais áreas de pesquisa; os países onde se localizam o maior número de publicações; as publicações nacionais presentes nessa base; e as publicações mais utilizadas para pesquisas. Como contribuições, foi possível identificar as principais construções teóricas sobre gestão do conhecimento no ambiente da administração pública e gestão social e ainda a distribuição teórica correspondente a estas publicações desde o início do tema na base até os últimos anos.

Palavras-chave


Setor público; Entidades públicas; Criação de conhecimento.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v27i2a2020.2363

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Marcelo Roger Meneghatti, Roberto Lima Ruas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: