DINÂMICAS TERRITORIAIS DOS RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS DOMICILIARES NA CIDADE DE MATINHOS-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v27i2a2020.2547

Palavras-chave:

erritório, resíduos eletroeletrônicos domiciliares, associações de materiais recicláveis, Associação Fukuoka Instituto.

Resumo

Este artigo trata das dinâmicas territoriais dos resíduos eletroeletrônicos domiciliares na cidade de Matinhos-PR. Trata-se de uma cidade localizada no litoral paranaense, que possui áreas de preservação ambiental na Mata Atlântica. Possui um sistema de coleta de resíduos sólidos urbanos dirigida pelo Plano de Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos e conta com duas associações de catadores e uma organização não-governamental para coletar, separar e comercializar os materiais reutilizáveis e recicláveis. O objetivo deste artigo é analisar aspectos das dinâmicas territoriais da coleta e disposição de resíduos eletroeletrônicos que acontecem num espaço social multifacetado em que os atores trabalham com o consentimento, com a desigualdade, e com a dominação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com o uso de ferramentas metodologias das entrevistas, observações e visitas técnicas. A participação dos poderes públicos para a organização da coleta e destino dos resíduos eletroeletrônicos tem sido relevante, no sentido de criação de políticas, leis e decretos. Porém, ainda falta sincronia entre os atores que participam do processo, desde a indústria, até os coletores e consumidores. Conclui-se que nem todos podem construir e modelar o processo de coleta e disposição dos resíduos sólidos, porque existem hierarquias quanto ao acesso aos recursos e às informações que causa indesejáveis situações de dependência.

Biografia do Autor

Alexandre Dullius, Instituto Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia em Energia e Desenvolvimento Sustentável formado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS/RS). Especialização em em Docência da Educação Profissional, Técnica e Tecnológica de Nível Médio. Especialização em Educação UFPR; Especialização em Educação a Distância IFPR; Mestre em Bioenergia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR . Doutorando do Programa de Pós graduação em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Docente 40 horas Dedicação Exclusiva do Instituto Federal do Paraná, Campus Paranaguá.

Maclovia Corrêa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, dedicação exclusiva, atua na área de Letras, em ensino de línguas, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, e no Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade nda UTFPR com as disciplinas de História da técnica e da tecnologia, Tecnologia e Sociedade, e Práticas educativas, culturais e ambientais para a constituição de saberes e conhecimentos. Trabalha com ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar com temas ligados ao urbanismo, ambiente, sustentabilidade, território, patrimônio, educação ambiental, e sustentabilidade. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (1976), graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1991), Mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Paraná (1984) e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2000). Realizou estágio professor visitante (2008/2009) por um semestre no Mestrado Erasmus Mundus TPTI, na Universidade Paris 1 - Panthéon-Sorbonne e na Università Degli Studi di Padova, Itália, no Departamento de História por dois meses (2011). Desde 2009 representa a UTFPR no programa de mestrado e doutorado Erasmus Mundus TPTI. Fez pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2011-2012) em educação ambiental e patrimonial; pós-doutorado em política científica e tecnológica no Instituto de Geociências da Unicamp-SP (2012), e estágio pós-doutoral no Colegio de la Frontera Norte, sede Monterrey, México sobre gestão da água (primeiro semestre de 2018).

Downloads

Publicado

07-07-2020

Como Citar

DULLIUS, Alexandre; SILVA, Maclovia Corrêa da. DINÂMICAS TERRITORIAIS DOS RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS DOMICILIARES NA CIDADE DE MATINHOS-PR. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 27, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v27i2a2020.2547. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2547. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos