PESQUISA QUALITATIVA E ESTUDOS DE CASO: SIGNIFICADO E LINHAS PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO

Autores

  • Albino Alves Simione Instituto Superior Politécnico de Gaza, ISPG

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v27i4a2020.2580

Palavras-chave:

Pesquisa, Desenho, Rigor, Qualidade.

Resumo

Este ensaio tem como intuito apresentar a relevância da investigação qualitativa no processo de construção de conhecimento científico, e expor algumas questões de fundo que estão subjacentes às modalidades de pesquisa qualitativa disponíveis e delinear como ela pode ser combinada com a realização de estudos de caso. Sobre os estudos de caso, o ensaio retoma as classificações propostas por Yin (2005, 2018) e Stake (1995) circunscrevendo a discussão nele empreendida aos tipos de estudos avançados por esses dois autores. É crescente o número de pesquisadores no campo de administração e gestão em Moçambique que têm optado pela utilização da abordagem qualitativa. A operacionalização de grande parte dos trabalhos que são desenvolvidos com recurso a ela apoia-se no método de estudo de caso. No entanto, constata-se que em muitos dos estudos já realizados, os pesquisadores não observam as diretrizes, padrões e preceitos que são exigidos na aplicação da abordagem qualitativa, nem justificam por que os seus casos são assim considerados, e são por isso criticados. O artigo apresenta linhas de orientação centradas nos fundamentos para a escolha da pesquisa qualitativa, significado e em quais circunstâncias de pesquisa pode-se utilizar essa abordagem. Indica, além disso, caminhos para o delineamento de projetos, forma de apresentação de questões de investigação e passos para a condução de estudos de caso com a qualidade desejada nesse campo.

Biografia do Autor

Albino Alves Simione, Instituto Superior Politécnico de Gaza, ISPG

Doutor em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração – CEPEAD da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG. Professor da Divisão de Economia e Gestão do Instituto Superior Politécnico de Gaza, ISPG, e pesquisador nas áreas de Gestão Organizacional, Governação e Políticas Públicas, membro do Grupo de Trabalho Espaços Deliberativos e Governança Pública (GEGOP-Brasil).

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

SIMIONE, Albino Alves. PESQUISA QUALITATIVA E ESTUDOS DE CASO: SIGNIFICADO E LINHAS PRÁTICAS DE ORIENTAÇÃO. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 27, n. 4, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v27i4a2020.2580. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2580. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos