ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE GESTÃO EM INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Julian Israel Lima Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Jaime Laufer Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v28i4a2021.2878

Palavras-chave:

Políticas de gestão, Instituições Comunitárias de Ensino Superior, Gestão universitária.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as políticas de gestão em Instituições Comunitárias de Ensino Superior participantes do COMUNG frente ao cenário da educação superior no Rio Grande do Sul. A metodologia é de natureza qualitativa com delineamento descritivo e exploratório. Foram realizadas entrevistas com os gestores de nove ICES, utilizando um roteiro de entrevista semiestruturado. Como principais resultados, verificou-se que o conjunto pesquisado é composto por Instituições de alta complexidade de gestão, o que resulta das particularidades desse tipo de organização. Aspectos como a democracia, a multiplicidade de áreas do conhecimento e os elementos decorrentes dessas particularidades, sobretudo o aspecto político, contribuem para o estabelecimento de uma estrutura altamente desafiante para seus gestores. As políticas de gestão institucional do grupo avaliado permitem, em alguns casos, a preponderância de aspectos políticos em detrimento de aspectos técnicos financeiros nas tomadas de decisões, assumindo as ICES, muitas vezes, perdas financeiras para a obtenção de resultados não financeiros. Entretanto, os entrevistados demonstram que essa é uma característica inerente ao caráter comunitário, democrático e de priorização da qualidade acadêmica, o que se confirma pelos bons resultados nas avaliações do Ministério da Educação apresentados pelas ICES em questão.

Biografia do Autor

Julian Israel Lima, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Mestre em Administração pelo PPGA da UNISC; Docente no Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação na UNISC

Jaime Laufer, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Mestre em Engenharia de Produção pela UFSM; Docente permanente no Mestrado Profissional em Administração e no Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação na UNISC.

Downloads

Publicado

29-12-2021

Como Citar

LIMA, Julian Israel; LAUFER, Jaime. ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE GESTÃO EM INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 28, n. 4, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v28i4a2021.2878. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2878. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos