AS MULHERES E SUA ATUAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO NO VALE DO TAQUARI-RS

Autores

  • Luana Brandão Lumecep
  • Lucimara Fiorese Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v29i4a2022.3076

Palavras-chave:

Mercado de trabalho. Mulheres. Opinião das mulheres.

Resumo

Este estudo busca descrever a opinião das mulheres sobre sua inserção no mercado de trabalho na contemporaneidade, considerando as conquistas de espaço no mercado de trabalho, tendo como objetivos específicos: analisar o perfil das mulheres no mercado de trabalho; analisar a participação das mulheres no mercado e trabalho; relatar as dificuldades encontradas pelas mulheres no mercado de trabalho e descrever a importância da mulher no mercado de trabalho. A metodologia envolveu pesquisa descritiva, qualitativa e quantitativa, para a coleta de dados foi aplicado um questionário online utilizando o Formulário do Google, enviado por meio das redes sociais, para a análise de dados utilizou-se o software Microsoft Office Excel. Os resultados demonstraram que a maioria das mulheres se fazem presente no mercado de trabalho e possuem maior destaque nas áreas de educação (professoras, diretoras, monitoras etc.) e também nas áreas administrativas (técnicas em administração, secretária, empreendedoras, empresárias, bancárias, contadoras etc.). Além disso, as mulheres estão cada vez mais conquistando seu espaço no mercado de trabalho. Também, as mulheres estão aumentando a cada dia seu grau de conhecimento tanto na teoria como na prática, conquistando seu espaço e fazendo-se ser respeitadas perante a sociedade.

Biografia do Autor

Luana Brandão, Lumecep

Técnica em Administração (Lumecep).

Lucimara Fiorese, Univates

Mestranda em Ensino (Univates). Secretária Executiva (Univates). Administradora (Uniasselvi). MBA em Finanças (La Salle). Especialização em Gestão de Pessoas (Estácio/Uniseb). Especialização em Gestão Administrativa (Intervale). Especialização em Docência do Ensino Superior (Intervale). Especialização em Tecnologias Educacionais e Práticas em Sala de Aula (Intervale).

Downloads

Publicado

21-12-2022

Como Citar

BRANDÃO, Luana; FIORESE, Lucimara. AS MULHERES E SUA ATUAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO NO VALE DO TAQUARI-RS. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 29, n. 4, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v29i4a2022.3076. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3076. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos