DECISÕES DE ENDIVIDAMENTO NA CADEIA PRODUTIVA AGRO-ALIMENTAR: ESTUDO COMPARADO ENTRE COOPERATIVA DO VALE DO TAQUARI E AS COMPANHIAS DO SETOR NA BOVESPA – BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO

Autores

  • Adalberto Schnorrenberger Centro Universitário UNIVATES
  • João Batista Gravina Centro Universitário UNIVATES
  • Rodrigo Dullius Centro Universitário UNIVATES
  • Glauco Schultz Centro Universitário UNIVATES
  • Natieli Conceição Marques da Silva Centro Universitário UNIVATES

Resumo

O Brasil apresenta momentos alternados de recessão e de expansão econômica, trazendo, por isso, maior risco às decisões de endividamento. Essas particularidades devem levar os executivos a examinarem com cautela as decisões de endividamento nas empresas, pois é a partir dessas que poderão desencadear-se  – ou não – as dificuldades, ou mesmo a utilização maior ou menor da alavancagem para o crescimento das empresas. As cooperativas podem apresentar formas diferenciadas de financiamento em relação à outras companhias, eis que dependem exclusivamente dos recursos dos associados, bem como não possuem possibilidade de captação de recursos via emissão de títulos no mercado acionário. Por isso, neste trabalho, pretendeu-se realizar um estudo comparado do endividamento na cadeia produtiva do agro-alimento, entre cooperativa do setor no Vale do Taquari e as companhias do setor listadas na Bovespa – Bolsa de Valores de São Paulo. Para tanto, fez-se uso das informações estatísticas descritivas e gráficas das variáveis de estrutura de capital (endividamento) constantes nos Balanços Patrimoniais dos anos de 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008. Observou-se que os níveis de endividamento da cooperativa na grande maioria das situações são inferiores aos demais grupos de companhias listadas na Bovespa, especialmente quando comparados com o grupo do agro-alimento. Supondo certo esgotamento de recursos obtidos de lucros, os resultados sugerem aversão ao risco de endividar-se em níveis mais elevados, possivelmente com o receio de  esgotar e comprometer a única alternativa a disposição da cooperativa, eis que tem dificuldade de obtenção de recursos via associados, como também não pode obter recursos junto ao mercado de capitais.

Biografia do Autor

Adalberto Schnorrenberger, Centro Universitário UNIVATES

Doutor em Agronegócio pelo CEPAN – Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios / UFRGS. Professor do Centro Universtário Univates.

João Batista Gravina, Centro Universitário UNIVATES

Mestre em Administração pelo PPGA/UFRGS. Professor do Centro Universitário Univates.

Rodrigo Dullius, Centro Universitário UNIVATES

Mestre em Administração pelo PPGA/UFRGS. Professor do Centro Universitário Univates.

Glauco Schultz, Centro Universitário UNIVATES

Doutor em Agronegócio pelo CEPAN – Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios/UFRGS. Professor do CentroUniversitário Univates.

Natieli Conceição Marques da Silva, Centro Universitário UNIVATES

Graduanda em Administração e Bolsista de Iniciação Científica do Centro Universitário Univates.

Downloads

Publicado

29-06-2010

Como Citar

SCHNORRENBERGER, Adalberto; GRAVINA, João Batista; DULLIUS, Rodrigo; SCHULTZ, Glauco; MARQUES DA SILVA, Natieli Conceição. DECISÕES DE ENDIVIDAMENTO NA CADEIA PRODUTIVA AGRO-ALIMENTAR: ESTUDO COMPARADO ENTRE COOPERATIVA DO VALE DO TAQUARI E AS COMPANHIAS DO SETOR NA BOVESPA – BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 17, n. 1, 2010. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/536. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos