CENÁRIO DA INFRAESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DO DESPORTO E DO LAZER NO VALE DO TAQUARI/RS

Autores

  • Beatris Francisca Chemin Centro Universitário Univates
  • Lauro Inacio Ely Centro Universitário Univates
  • Derli Juliano Neuenfeldt Centro Universitário Univates

Palavras-chave:

Desporto e lazer. Cenário da infraestrutura física e material. Municípios do Vale do Taquari/RS.

Resumo

O esporte e o lazer têm participação marcante nas sociedades desde a Antiguidade. De lá para cá, muitos aspectos relativos a cada um deles foram aperfeiçoados, com novos conceitos, modalidades e disseminação para mais segmentos da população. Assim, este artigo, – que é oriundo da pesquisa “Estudo do cenário do desporto e lazer no Vale do Taquari/RS”, realizada no período de maio/2009 a abril/2010 –, objetiva diagnosticar a estrutura física e os recursos materiais públicos disponíveis para a prática de desporto e lazer nos 36 municípios que compreendem a região do Vale do Taquari. A abordagem da investigação é qualitativa, com finalidades exploratórias e descritivas, baseando-se em técnica documental, bibliográfica e de entrevistas com gestores municipais. Constatou-se que há um cenário forte de esporte e lazer comunitários/privados na região e um bom caminho andado em se tratando de instalações físicas públicas de esportes coletivos tradicionais. Contudo, as categorias investigadas podem e devem ser otimizadas, para atender de forma mais plena a demanda municipal/regional da área.

Biografia do Autor

Beatris Francisca Chemin, Centro Universitário Univates

Professora dos Cursos de Direito e de Ciências Contábeis do Centro Universitário Univates, de Lajeado/RS.Mestre em DireitoPesquisadora e autora de livros na área do direito ao lazer.

Lauro Inacio Ely, Centro Universitário Univates

Doutor em Gestão do Desporto, pesquisador e professor do Curso de Educação Física do Centro Universitário Univates. 

Derli Juliano Neuenfeldt, Centro Universitário Univates

Mestre em Ciência do Movimento Humano, pesquisador voluntário, coordenador do Curso de Educação Física do Centro Universitário Univates.

Downloads

Publicado

04-06-2011

Como Citar

CHEMIN, Beatris Francisca; ELY, Lauro Inacio; NEUENFELDT, Derli Juliano. CENÁRIO DA INFRAESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DO DESPORTO E DO LAZER NO VALE DO TAQUARI/RS. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 18, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/555. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos