CICLO ECONÔMICO E DESENVOLVIMENTO LOCAL NO MUNICÍPIO DE TERRA ROXA (PR)

Autores

  • Ednilse Maria Willers Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Eder Lúcio de Souza Gali
  • Jandir Ferrera de Lima

Palavras-chave:

Desenvolvimento local. Inovação. Ciclo produtivo.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar o ciclo das empresas de confecções de moda bebê existentes no município de Terra Roxa e seu impacto para a economia local durante o período de 1992 a 2008. A economia de Terra Roxa era predominantemente agrícola até 1992, quando foi criada a primeira indústria de confecções, o que desencadeou o surgimento de novas empresas na mesma atividade produtiva. Assim, a reestruturação produtiva capitaneada pelo setor de confecções desencadeou um novo ciclo econômico e social para Terra Roxa, impulsionando a economia e fortalecendo o desenvolvimento local.

Biografia do Autor

Ednilse Maria Willers, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio. Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professora Assistente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Toledo

Eder Lúcio de Souza Gali

Bel. Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Câmpus de Toledo. Microempresário do ramo de confecções.

Jandir Ferrera de Lima

Economista. Ph.D. em Desenvolvimento Regional. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Câmpus de Toledo. Pesquisador do CNPq e do Grupo de Pesquisa em Agronegócio e Desenvolvimento Regional GEPEC.

Downloads

Publicado

04-06-2011

Como Citar

WILLERS, Ednilse Maria; GALI, Eder Lúcio de Souza; LIMA, Jandir Ferrera de. CICLO ECONÔMICO E DESENVOLVIMENTO LOCAL NO MUNICÍPIO DE TERRA ROXA (PR). Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 18, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/556. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos