SENTIDO E SIGNIFICADO DO TRABALHO PARA ENFERMEIROS E MÉDICOS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Alvaro Gustavo Wagner Junqueira Centro Universitário UNIVATES
  • Cássia Regina Gotler Medeiros Centro Universitário UNIVATES
  • Glademir Schwingel Centro Universitário UNIVATES
  • Ioná Carreno Centro Universitário UNIVATES
  • Olinda Maria de Fátima Lechmann Saldanha Centro Universitário UNIVATES
  • Lúcia Adriana Pereira Jungles Centro Universitário UNIVATES

Palavras-chave:

Sentido do trabalho, Estratégia de Saúde da Família, Gestão de pessoas

Resumo

Este estudo objetivou conhecer a percepção de médicos e enfermeiros que atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF) sobre o sentido e o significado do trabalho que realizam nessas equipes. Compõe uma pesquisa que buscou identificar as causas de rotatividade de enfermeiros e médicos da ESF. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa e exploratória, coletando dados por meio de entrevista semiestruturada com 14 enfermeiros e médicos que atuaram nas equipes implantadas, até março de 2004, na 16ª Coordenadoria Regional de Saúde/RS. Aplicou-se o método de análise de conteúdo aos dados. Verificou-se que o sentido do trabalho está na possibilidade de realização pessoal resultante da valorização do trabalho pela comunidade, da autonomia, da resolutividade de sua atividade e da compensação financeira. Quanto ao significado, relaciona-se ao trabalho em equipe, com atividades de prevenção às doenças e atendimento integral às famílias. Para os médicos, representa uma opção temporária até conseguir exercer outra atividade vinculada a alguma especialidade.

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Publicado

29-12-2011

Como Citar

JUNQUEIRA, Alvaro Gustavo Wagner; MEDEIROS, Cássia Regina Gotler; SCHWINGEL, Glademir; CARRENO, Ioná; SALDANHA, Olinda Maria de Fátima Lechmann; JUNGLES, Lúcia Adriana Pereira. SENTIDO E SIGNIFICADO DO TRABALHO PARA ENFERMEIROS E MÉDICOS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 18, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/561. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos