AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE DE FUNDOS DE INVESTIMENTO: A HISTÓRIA DO PENSAMENTO ATUAL

Autores

  • Bruno Milani Faculdade Palotina de Santa Maria
  • Paulo Sérgio Ceretta

Palavras-chave:

Fundos de investimento. CAPM. História.

Resumo

O presente artigo visa a elucidar a história da formação dos modelos de avaliação de performance aplicados a fundos de investimento, no contexto internacional. As bases para a formação da dicotomia entre risco e retorno, preconizadas por Markowitz (1952), são explicadas. A evolução histórica do modelo CAPM é apresentada e discutida de forma completa, concisa e detalhada, proporcionando uma visão clara, abrangente e de fácil entendimento sobre a formação do pensamento atual em relação à avaliação de performance de fundos de investimento.

Biografia do Autor

Bruno Milani, Faculdade Palotina de Santa Maria

Mestre em Administração pelo programa de pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA-UFSM). Professor da Universidade Palotina de Santa Maria (FAPAS).

Paulo Sérgio Ceretta

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

14-06-2012

Como Citar

MILANI, Bruno; CERETTA, Paulo Sérgio. AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE DE FUNDOS DE INVESTIMENTO: A HISTÓRIA DO PENSAMENTO ATUAL. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 19, n. 1, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/570. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos