PRÁTICAS DE CUSTEIO NO TERCEIRO SETOR: INVESTIGAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA DEMANDA, DE SUA ADOÇÃO E RELAÇÃO COM A ACCOUNTABILITY DA ORGANIZAÇÃO

Autores

  • Jorge Eduardo Scarpin Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Alexandre Corrêa dos Santos Universidade Regional de Blumenau - FURB

Palavras-chave:

Terceiro Setor. Gestão de Custos. Contabilidade

Resumo

Esta pesquisa objetiva, à luz da Teoria da Demanda, verificar o funcionamento das práticas de custeio em uma organização sem fins lucrativos e a relação com a accountability desta. Este estudo é caracterizado como descritivo em relação a seu objetivo. Quanto aos procedimentos, classifica-se como estudo de caso, Em relação à abordagem do problema, é qualitativo. O resultado da pesquisa mostra que há uma relação significativa apenas para a divulgação de informações obrigatórias (compliance). Em relação à divulgação de informações sociais (accountability), a organização estudada ainda carece de melhorias em seu sistema de custeio.

Downloads

Publicado

23-12-2012

Como Citar

SCARPIN, Jorge Eduardo; SANTOS, Alexandre Corrêa dos. PRÁTICAS DE CUSTEIO NO TERCEIRO SETOR: INVESTIGAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA DEMANDA, DE SUA ADOÇÃO E RELAÇÃO COM A ACCOUNTABILITY DA ORGANIZAÇÃO. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 19, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/572. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos