ANÁLISE DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E ECONÔMICA DE PEQUENA PROPRIEDADE RURAL DO RS

Autores

  • Luciana Zagonel Mallmann Desín Soluções Ambientais
  • Rafael Rodrigo Eckhardt Centro Universitário UNIVATES
  • Claudete Rempel Centro Universitário Univates
  • Eduardo Périco Centro Universitário UNIVATES

Palavras-chave:

Uso da terra. Manejo sustentável. Legislação ambiental.

Resumo

A utilização da propriedade rural deve ser feita de forma racional e adequada, visando à manutenção do equilíbrio ecológico e à garantia da saúde, da qualidade de vida e do bem-estar social e econômico dos seus proprietários e daqueles que nela trabalham, bem como de suas famílias. Esse estudo objetivou analisar a paisagem de uma pequena propriedade rural no município de Arroio do Meio/RS, diagnosticando o uso da terra, e discutir propostas de manejo da área estudada visando à sustentabilidade ambiental e socioeconômica. Foram realizadas atividades em campo para demarcação dos tipos de usos e cobertura da terra e identificação das espécies vegetais. Diagnosticaram-se seis classes de uso. A porção mais representativa do imóvel rural está coberta por Floresta Atlântica. Foram indicadas como alternativas sustentáveis de produção a agricultura orgânica nas áreas sem vegetação e a instalação de trilhas para turismo e pesquisa nas áreas com vegetação nativa.

Biografia do Autor

Luciana Zagonel Mallmann, Desín Soluções Ambientais

Bióloga, Técnica da Desín Soluções Ambientais

Rafael Rodrigo Eckhardt, Centro Universitário UNIVATES

Biólogo, Mestre em Sensoriamento Remoto, Professor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas

Claudete Rempel, Centro Universitário Univates

Bióloga, Doutora em Ecologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento

Downloads

Publicado

23-06-2013

Como Citar

MALLMANN, Luciana Zagonel; ECKHARDT, Rafael Rodrigo; REMPEL, Claudete; PÉRICO, Eduardo. ANÁLISE DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E ECONÔMICA DE PEQUENA PROPRIEDADE RURAL DO RS. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 20, n. 1, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/579. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos