INTERAÇÃO ENTRE AUDITORIA INTERNA E OS CONTROLES INTERNOS PARA A EFETIVA MANUTENÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLE: UMA INVESTIGAÇÃO BASEADA NA PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS

Autores

  • Gleice Carvalho de Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Josenildo dos Santos Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Auditoria interna. Controles internos. Sistema de controle interno.

Resumo

Este estudo foi desenvolvido com o intuito de investigar se há influência mútua entre a Auditoria Interna e os Controles Internos para a efetiva manutenção do sistema de controle. Realizou-se uma pesquisa empírica do tipo exploratória e descritiva, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário, com o uso da Escala de Likert. A amostra se formou com 21 respondentes, atuantes em duas Instituições Federais de Ensino. Verificou-se que o nível de interação da Auditoria Interna com os Controles Internos é considerado baixo, de acordo com a percepção dos servidores públicos.

Biografia do Autor

Gleice Carvalho de Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Sou estudante de Contabilidade. Disponho de título de Mestre em Ciências Contábeis e tenho Especialização em Planejamento Tributário, ambos pela Universidade Federal de Pernambuco.

Josenildo dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Professor e Coordenador do Curso de Atuarial da Universidade Federal de Pernambuco

Downloads

Publicado

23-06-2013

Como Citar

DE LIMA, Gleice Carvalho; DOS SANTOS, Josenildo. INTERAÇÃO ENTRE AUDITORIA INTERNA E OS CONTROLES INTERNOS PARA A EFETIVA MANUTENÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLE: UMA INVESTIGAÇÃO BASEADA NA PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS. Revista Estudo e Debate, [S. l.], v. 20, n. 1, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/582. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos